sábado, 19 de janeiro de 2013

Pequeno almoço de Domingo

Adoro o ritual do pequeno-almoço e ao fim de semana tento sempre que seja um momento especial. Gosto dos pequenos almoços prolongados, em família, sem pressas, um "quase" brunch, com tempo para conversar e ler o jornal ou qualquer coisa que tenha as notícias, enquanto a C está entretida com os bonecos do Baby First.
Não sou grande fã de cozinha, mas quando tenho tempo o que me dá mais prazer é fazer doces. E não há melhor maneira de começar o fim de semana do que com... panquecas! Ainda mais num dia cinzento e chuvoso como o de hoje, sabem tão bem! 
Eu e o J adoramos e a C também!

Receita PANQUECAS: 
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de cha de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente
70 g de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela, bata com uma batedora de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida (1 colher de chá de essencia de baunilha se desejar). Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha. Incorpore delicadamente.

Leve uma figideira grande ao lume médio, unte com manteiga. Faça as panquecas em várias vezes, 1/4 chávena da massa para cada panqueca. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até começarem a ficar douradas.
A receita é da Mafalda Pinto Leite. É muito fácil de fazer e as panquecas ficam ótimas!




Para acompanhar as panquecas comprei frutos vermelhos: morangos, amoras, framboesas e mirtilhos e juntámos com compota de frutos silvestres, geleia de morango e mel – delicioso!


Loiças:
Serviço Sagres - Vista Alegre
Copos Bicos - Vista Alegre
Prato rosa - Bordallo Pinheiro
Prato branco com pé - Bordallo Pinheiro
Bule - Anna Westerlund Cerâmica

Instagram tag @feferreiravelez

Depois digam-me como sairam as vossas!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

8 comentários:

  1. Fe, a sua mesa esta com um aspecto fantastico: as loiças brancas com o contraste dos vermelhos das frutas, o laranja do sumo e o dourado das panquecas!
    Miu

    ResponderEliminar
  2. Também gosto de fazer panquecas ;) e a a Baby C parece gostar muito! hehehe
    Que mesa tão bonita.

    ResponderEliminar
  3. Eu também costumo fazer panquecas mas as minhas não levam fermento, tal como os crêpes. Essa mesa está divinal. Mas que bom gosto. Está tudo tão lindo. Parabéns.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Que mesa fantástica!! Adoro branco, e ainda branco sobre branco com toques azuis ou vermelho, acho um clássico de bom gosto :)
    Novamente o serviço Sagres, que pessoalmente ADORO e acho que nunca passa de moda. Também sou fã de panquecas, fantástico, ainda não dei á L. mas tenho que experimentar :)
    Já agora, e já que falamos de mesas, como faz, tem um seviço para o dia-a-dia e outro para ocasiões especiais? Hoje em dia vai sendo cada vez mais raro haver espaço para ter "serviços de mesa especiais"... E se tiver, optou pelo branco? Eu confesso que tenho 2 brancos, pois ainda que adoro azul e branco, tenho medo de me cansar depois, e o branco acaba por ser muito versátil. Pode, por ex, usar-se até para a mesa dos pequenos, em aniversários ou festinhas.
    Já agora, também uso o mesmo como pratos para a minha L.... ainda comprei uns pratinhos de "bebé" mas agora acabo por dar sempre na minha louça normal. Sò com os copos tenho cuidado em que tenham rebordo grosso (para nao correr o risco de partir).
    Como faz com a sua Carlota? E como faz com os serviços que tem em casa, guarda para ocasioes especiais, ou faz do dia-a-dia sempre uma ocasiao especial? :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adorei a mesa e cá em casa adoramos pequenos almoços assim. Por vezes são mais brunchs.
    Fazemos também panquecas (receita da Mafalda P.L., mas já aldrabada por mim), que ficam óptimas, iogurtes, frutas e café e sempre um sumo de laranja. A MF já alinha também e muitas vezes prefere um sumo de laranja, iogurte e frutas e deixa o leite para o lanche da tarde... São óptimos esses serões...

    ResponderEliminar
  6. Continua tão fofa, a baby C. <3
    A mesa estava um mimo :)
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, os meus serviços "de todos os dias" são o Sagres e os copos dos bicos da vista alegre!

    ResponderEliminar