segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

15 meses e o que disse o Pediatra

15 meses já passaram e ontem foi dia de pediatra, para a consulta de rotina.
A gorda é uma bebé saudável e elegantérrima, pesa 10.900kg e mede 80,5cm. Um bocadinho abaixo do percentil 90 na altura e percentil 75 no peso. 
Não sei se estará relacionado com as últimas visitas ao hospital por causa do corte no dedo - levar pontos, mudar pensos e tirar pontos - mas desta vez a baby C que sempre se portou lindamente nas consultas, estava muito desconfiada e chorosa. Mas, segundo o Dr. Mário Cordeiro é normal e até aos 3 anos é comum que assim seja. 
A reter da consulta dos 15 meses: PROTEGER (nesta fase eles já andam, correm e mexem em tudo, por isso é importante prevenir os acidentes domésticos) e EDUCAR!
Agora começamos a ter de aprender a lidar com as chamadas "birras", que no fundo são a forma como os bebés demonstram as suas frustações, mas que convém começar já a controlar. 
Para mim é fundamental ouvir as orientações e algumas dicas sobre como lidar com o assunto. Eu sou daquelas mães que acredita que o "instinto de mãe" nos ajuda muito, mas não dispenso estar informada e ter conhecimento de como fazer melhor. E nesse aspeto o Dr. Mário Cordeiro é top, porque para além do ponto de vista médico, explica-nos sempre o porquê das coisas e como dar a volta, com tranquilidade.
Manter: Higiene nasal e dentária (sobretudo antes do período da noite). 
Atenção! As crianças devem usar uma pasta de dentes com a quantidade de fluor recomendada e não a pasta dos adultos, cuja quantidade de fluor é desadequada para crianças - risco de fluorose. A C usa o kit da Chicco.
Vacinas: Prevenar 13 e Varilrix.
Observações: Cada criança tem seu ritmo! A C ainda só diz mãe, oláaa, ai e tá (esta é a preferida, porque adora "falar" ao telefone!) Mas fiquei mais descansada porque o pediatra disse que o mais importante é percebermos se ela entende tudo, e no caso ela entende mesmo tuuuuuuudo! Por isso é esperar que comece e depois nunca mais se cale!! :)

E com os vossos babies como foi?

Na sala de espera


A consulta

E já está! Agora só daqui a 4 meses.

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

26 comentários:

  1. Está tão crescida! Já com saia de menina! estava tudo bem? adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, estou a atualizar o post! Beijinhosss

      Eliminar
    2. Apesar de os vermos crescer felizes e saudáveis, nada como uma opinião "de bata e estetoscópio". A Carlota está um amor e despachadíssima; as palavras virão de certeza e daqui a um ano vais ver as conversas hilariantes... A C. só começou a falar aos dois anos e meio e agora, que ainda não fez 3, não páro de me rir com as observações dela. um beijinho, Sofia.

      Eliminar
    3. A C. explica-se muito bem, à maneira dela :) e é muito cómica.
      A M. foi sempre muito explicada e mais crescida.
      Cada uma linda e especial à sua maneira e ainda bem que assim é!
      A V. vai ser igual à tia S.

      Eliminar
  2. Está uma fofa. A minha filha tem quase 17 meses e também já foi a consulta dos 15 meses...as recomendações foram mais ou menos as mesmas e os percentis quase parecidos: peso percentil 75 e altura percentil 95...
    Mas a minha filha continua a chorar sempre que vai ao pediatra...e nada a cala, só se vier ao meu colo. Mas acho que o sofrimento é mais meu que dela...

    ResponderEliminar
  3. A minha tem 10 meses e agora já repete algumas palavras... papá, luz (e olha para cima) e Clarisse (que é o nome da nossa gata), mas acho que também já vai percebendo muita coisa.
    Adorei a roupinha da C.! Podemos saber de onde é?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Fernanda!! Confirme na pasta da Chicco se tem flúor, pois a maior parte dos Kits da Chicco que as mamãs usam são isentas de flúor. Desculpe a intromissão.
    Parabéns pela C., é realmente uma princesa.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia F. é natural que a C. engula a pasta de dentes (aos 3 anos é praticamente impossível evitar que isso aconteça. Aqui pode ver a quantidade de flúor que deve conter na pasta e uns truques para tentar que ela diminua a ingestão: http://redemae.sapo.pt/o-meu-filho-come-a-pasta-de-dentes-o-que-e-que-eu-faco/4549 ;)

    ResponderEliminar
  6. A C. está linda! E está muito crescida!
    E o look é irresístivel, gostava de saber de onde é...
    Beijinhos
    Ana C.

    ResponderEliminar
  7. O Dr. Mário Cordeiro diz e diz muito bem! Cada criança tem um ritmo que é só seu. Cada criança tem mais aptidão para umas coisas que para outras...Admiro-o muito enquanto profissional e ser humano!
    E as birras são mesmo isso - maior ou menor tolerância à frustração daí que o apoio e acompanhamento e firmeza dos pais seja fundamental.
    Um beijinho! Vais dar conta do recado :)!!

    ResponderEliminar
  8. Ela está tão querida! Parabéns. A minha Sofia nessa idade dizia olá a todos os que ia encontrando, mas tb não dizia muito mais: mamã, papá, bebé. Depois dos 21 meses é que é incrível como aprendem tantas palavras, agora até já reconhece e canta a letra de algumas canções, estou completamente derretida.

    ResponderEliminar
  9. A mais velha foi por essa altura. O mais novo foi muito tarde. Eles têm todos timings muito diferentes!
    O meu dentista, até aos 2 anos dos filhos, nunca lhes lavou os dentes com flúor nem lhes deu suplementos do mesmo, pelos riscos de toxicidade. Aos meus, sempre lhes pus pasta só de 'raspão', enquanto não conseguiam deitar não engolir. Pasta de adulto só mesmo quando começam a ter os dentes definitivos. ;)

    Adoro esse consultório, tão cozy :)



    GIVEAWAY ARY

    Alexandra A.,
    THE GLITTER SIDE
    Facebook
    Pinterest

    ResponderEliminar
  10. Bom dia :) a minha MI com 15 meses nem isso dizia .. mas entender .. uiiiiii TUDINHO :) so não era assim alta nem elegante .. sempre nos seu percentil 25 :)) Qto à pasta uso da Elgydium para a idade dela (agora com 28 meses) ! As birras com o Pediatra começaram por essa altura ... e ainda agora qdo o ve griiiiiiiita .... só para qdo a voltamos a vestir! E aí sim .. á saida da-lhe uma beijoka lolol :))) parabéns à C :)

    ResponderEliminar
  11. a minha Petra, de 16 meses e meio, também usa o kit da Chicco. Quanto a palavras, já diz 'mamã'e 'não' desde os 7 meses, mas só aos 12 voltou a dizer alguma coisa nova, 'olá', 'papá' e 'ao ao' que é como faz o cão. agora já diz ' já tá', 'dá', 'mais' e 'pan' para pão, assim como imita mais alguns sons de animais. Também já entende tudo, principalmente o que lhe interessa,já sabe as partes do corpo e indicar os animais no livrinho. O pediatra disse que aos 14 meses já deviam saber indicar onde é a boca, nariz, essas coisas, assim como distinguir alguns objetos..Quanto a consultas, a minha P sempre chorou desde os 3 meses, mas mal a visto acalma..espero ter ajudado com o meu testemunho :)

    ResponderEliminar
  12. A pasta de dentes pode ser de adulto, desde que seja da mais básica, sem branqueadores e outros extra do género. As recomendações a nível de fluor da DGS são compatíveis com muitas dessas pastas. Evitam-se os sabores das pastas de criança que podem dar mais vontade de comer a pasta. O importante é usar-se a quantidade recomendada e não pasta a mais, sempre o equivalente à unha do dedo mindinho da mão da criança.

    ResponderEliminar
  13. Fernanda, que vacina é a Varilrix? Obrigada!

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Visito sempre este blog, apesar de ainda não ter filhos (que são muito desejados).. Adoro o bom gosto, as dicas e a elegância de tudo, tudo :)

    A Carlota é linda e muito amorosa. O nível de desenvolvimento está bem adequado, contudo, deixo aqui o link do meu blog que é sobre desenvolvimento comunicativo e linguístico e que tem algumas dicas e orientações para papás que poderão ser muito úteis nesta fase para vocês ou para outros papás mais preocupados.

    http://aroundterapiadafala.blogspot.pt/

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  15. OLá!Tb tenho uma baby C :) mas de Carolina que faz hoje 26 Meses!!A 1ª palavra que disse foi bébé e tinha cerca de 6 meses, confesso que até fiquei em choque pq achei demasiado prematuro! e nunca mais disse uma palavra até ter ano e meio, pois :)Hoje, Fala pelos cotovelos hihi é realmente uma fase girissima e apaixonante!
    Tb usa pasta da Chicco e adora lavar os dentinhos!Vá a escova tb ajuda, é um boneco com pernitas super giro em tom de rosa
    A C foi à consulta com um vestido fabulástico Lol, este espaço é realmente Amoroso!A todas as mães aqui conectadas votos de um dia cheio de Sol e uma beijocaaaaaa À C

    ResponderEliminar
  16. Baby Boy com 15 meses também entendia tudo, mas só dizia o básico: mamã, papá, aba (água). Aos dois já dizia mais qlq coisa, e a partir daí foi uma avalanche de palavras e construção de frases. De semana a semana era uma diferença incrível!
    Beijinhos à Princesa :)

    ResponderEliminar
  17. Que mãe desnaturada que eu sou! a minha filha tambem fez agora 15 meses e nunca mais me lembrei que tem que haver consulta aos 15 meses.
    Lá vou eu marcar amanha para a pediatra. :-)
    A C está linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Já vos tenho seguido no facebook e tornei-me agora seguidora do blog.
    A baby C. é linda! Parabéns!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Olá Fernanda! A baby C. está linda como sempre! A minha baby M é exactamente o oposto, não só nos percentis (mais pesada e mais baixinha), como na parte motora/verbal. Já diz imensas palavras- mamã, papá, avô, avó, carro, gorro, rua, bábá (bébé), cá (sapato), pão, água, robe, etc, mas apesar de já ter 20 meses anda a fazer ronha para andar... o que também me preocupa, mas enfim, é o ritmo dela! Beijinhos para as duas

    ResponderEliminar