quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mães com pinta # 6 - Mafalda Pinto Leite

Mafalda Pinto Leite 
36 anos, 3 filhos, 3 livros de culinária editados, bonita e super simpática!
Uma mãe como tantas nós, que concilia a maternidade com um projeto profissional. A Mafalda partilha regularmente no facebook, e em breve no seu site, receitas e dicas com o objetivo de incentivar as pessoas a comer melhor, a descobrir novos ingredientes e a compreender os fatores nutricionais dos alimentos. Sou fã! Das receitas práticas num estilo despreocupado e ao mesmo tempo requintado, das louças, dos talheres, das cores. As fotos que acompanham as receitas são maravilhosas e os livros uma fonte de inspiração!
Nesta entrevista especial para o Blog da Carlota ela conta-nos um pouco sobre como foram as suas 3 gravidezes, o que mais gosta de fazer com os filhos e ainda nos dá dicas ótimas sobre alimentação na gravidez. E claro, também nos diz quais as suas preferências no que toca a roupa de bebé!
É de ler de uma ponta à outra, sem perder nadinha!


Nome dos filhos e idades:
Marina - 10 anos
Vasco - 5 anos
Diogo - 7 meses

Como foi a escolha dos nomes?
Gosto de nomes pequenos. Não há assim nenhuma escolha emocional, pois não são nomes que tenha na família..a não ser Vasco que é o nome de um tio de quem gosto muito.

Partos naturais ou cesarianas?
Infelizmente tive sempre cesarianas... O primeiro parto queria que fosse o mais natural possível, em casa, com parteira. Mas as minhas águas rebentaram num domingo à hora de almoço, estive em casa até terça-feira à espera que nascesse e acabei por ter de ir para o Hospital. A minha filha só nasceu na quarta-feira. A partir daí teve sempre de ser cesariana.

O que muda na tua alimentação quando estás grávida?
Tento comer o mais saudável possível. Alimentar-me de maneira a ter a certeza que o bebé está a ter acesso a tudo o que precisa para crescer saudável logo dentro da barriga. Faço muita pesquisa sobre os alimentos que mais "retorno" vão dar... Como a aveia que está carregada de fibra, vitamina B e nutrientes. Ou o abacate que é uma fonte riquíssima em ácido fólico (que ajuda a formar o cérebro do bebé e sistema nervoso) potássio, Vitamina C e B6 (que é preciso para a pele do bebé e para o desenvolvimento do cérebro, mas também ajuda nos enjoos matinais)

E desejos de doces ou comidas diferentes, tiveste?
Tinha desejo de comer manga bem madura... talvez porque fosse doce e saudável ao mesmo tempo (Vit. A e B, potássio, entre outros nutrientes). Fazia muitos batidos com leite de soja...uma delícia!

Qual o produto que utilizaste nas gravidezes que recomendas com toda a certeza?
Óleo de amêndoas doces!! Eu fiz barrigas muito grandes das três gravidezes (e engordei muito também). Tive o cuidado de hidratar bem o corpo, especialmente a barriga com o óleo e nunca tive uma estria. Adquiri aquele óleo comum que se compra nas farmácias e que depois também pode ser usado no bebé.

O que achaste mais complicado no pós-parto?
A dor da cesariana. O ter de perceber que fizemos uma cirurgia com bastantes pontos. O meu problema é que recuso sempre os analgésicos, pois acredito que afecta o leite, que por sua vez vai afectar o bebé. Por esse motivo os 3 primeiros dias acabo por ter bastantes dores, que são apagadas por ter um bebe lindo ao colo.

Como defines o teu estilo pessoal? 
Eu gosto de me sentir bonita e confortável. Há uns anos reparei que usava sempre roupa da mesma marca, a Vintage Bazaar. Quando conheci a Patricia Pereira, dona e força por detrás da marca, sabia que tinha de me associar a ela. Desde 2010 que temos uma parceria e grande amizade. A Vintage é uma marca que me faz sentir especial, pois há poucas peças iguais. É bohemia e divertida... há sempre escolha, pode ser um macacão para levar para a praia ou uma camisa para um programa de televisão. Além de roupa a Vintage Bazaar tem acessórios lindíssimos e únicos e peças de decoração maravilhosas.

O estilo que gostas para a roupa dos teus filhos é uma extensão do teu, ou para os miúdos gostas de um estilo completamente diferente?
A minha filha tem uma personalidade bem forte e desde cedo que tem o seu estilo próprio. Acontece que é bem diferente do meu. Deixei há muito de "impingir" o meu gosto. Sei do que ela gosta e tento que se vista sempre como quer.
Os rapazes usam roupa confortável. O Vasco para poder correr e saltar e o bebé para se mexer à vontade e sujar.


Há alguma marca de roupa infantil que adores?
Adoro a DOT! Tem roupa linda, confortável e de óptima qualidade.

Alguma dica para quem está a preparar o enxoval do bebé?
Nunca comprar babygrows com pés... É desconfortável para os bebés, nunca encaixam direito. Os recém-nascidos como passam a maioria do tempo deitados devem estar confortáveis, com roupa larga, de algodão. Atenção aos capuchos nos casacos e camisolas, são muito lindos mas não são apropriados a quem está deitado.
Tudo o que passe pela cabeça, desde camisolas a bodies deve sempre ter aberturas adequadas ou molas. Os bebés detestam coisas apertadas a passar pela cabeça!
Tenho de vos contar sobre o "balde"! A minha mãe ofereceu-me nesta última gravidez um balde próprio para dar banho ao bebé. Quando olhei para aquilo, a minha primeira reacção foi pensar que estava doida! Fiz uma pesquisa na internet e vi que tinha muito bom feedback. Usei e até hoje uso! É maravilhoso, especialmente para quem teve uma cesariana porque é muito leve. Os bebés sentem-se seguros e quentinhos lá dentro. Aconselho vivamente!!
E mães que estão a pensar dar de mamar, levem camisas de noite abertas à frente e bebam muita água.
Quem fizer cesariana leve barras de fibra e fruta para comer no hospital, ajuda imenso.

Como concilias a tua vida profissional com as rotinas do dia a dia de ser mãe de 3? Ainda consegues ter tempo para ti?
Sinceramente nem por isso, mas mais agora porque tenho um bebé em casa. Sinto-me muito sortuda por poder trabalhar a partir de casa. A minha filha ajuda-me imenso.

Qual o programa que mais gostam de fazer juntos?
Sou muito caseira, gosto muito de passar os fins de semana em casa com os miúdos. E claro eles adoram cozinhar comigo, experimentar novos sabores e receitas.


Diz-me 3 valores que consideres fundamental passar aos teus filhos:
Ser amigo
Ser verdadeiro 
Partilhar

És leitora do Blog da Carlota?
Sou. Descobri o blog quando estava a fazer pesquisas antes do Diogo nascer. Gostei imenso, especialmente porque me ajudou a tomar algumas decisões na compra de coisas para levar para o hospital e para o bebé. É sempre uma ajuda saber aonde se podem comprar certos produtos!

Obrigada Mafalda!


Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

6 comentários:

  1. Gosto muito da Mafalda e das suas receitas! Foi bom conhecer mais um bocadinho dela
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Eu já sou fã há muito tempo da Mafalda! Aquele armário da cozinha da Mafalda, cheio de louça Bordalo Pinheiro é a minha perdição!!!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da Mafalda! Partilhamos o gosto pela cozinha e pela maternidade!
    *J.

    ResponderEliminar
  4. Adoro a Mafalda e adorei a entrevista, bem ao seu jeito.
    obrigada

    ResponderEliminar
  5. Conheço a Mafalda há já algum tempo e adoro, tanto o seu estilo como as suas receitas.Obrigada por esta partilha, adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar