No colégio da Carlota deram-nos na primeira reunião do ano uma folha com o título "Só para Pais" e dizia assim:
1 - "Proibido insultar o jardim de infância chamando-lhe “escolinha”. Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem brincar com aprender.
2 - É proibido que os pais imaginem que o jardim de infância serve para aprender a ler e a contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã, ao chegar.
3 - O jardim de infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim de infância – lhes repetem: “hoje vai tudo correr bem!”
4 - Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, como se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.
5 - É proibido que as crianças vão dia sim dia não ao jardim de infância. E que vão, simplesmente quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão “só porque sim”. O jardim de infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.
6 - No jardim de infância (...) não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).
7 - Os pais estão obrigados a chegar a horas quando se trata de uma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos a repreensão.
8 - Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim de infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim de infância só se abra para eles durante as festas.
9 - O jardim de infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim de infância.
10 - Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins de infância!"
Olá Carlota discordo e concordo com algumas coisas...a minha filha tem 5 anos e está no infantário, escolinha, jardim de infância, como lhe queiram chamar, eu chamo ao cuidado de outros desde os 4 meses. E é tudo muito bonito, mas quando eles vêem arranhados, magoados ou a chorar devemos preocupar-nos sim , e sim eles devem fazer-nos o relatório do que lá se passou, porque os cuidadores dessas crianças são peritos a contar apenas o que lhes convém. E acreditem ou não a minha já mudou de lugar, pois tivemos de mudar de cidade, e teria muitas histórias para contar!!!! E quanto ao facto de de vez em quando ficarem em casa sou da opinião que sim, principalmente quando têm um irmão bebé que lhes tira toda a atenção e protagonismo, sim eles são crianças, mas têm sentimentos,Mas força e coragem para esta nova etapa!
ResponderEliminarAs minhas filhas não estão na escola da Carlota, mas ao ler estas instruções bem que podiam ter sido entregues pela escola dela, pois defendem o mesmo conceito... amor, carinho e brincadeira. Tudo o que as crianças precisam para crescerem felizes. É tão bom sentirmos que escolhemos bem a escola para os nossos filhos e isso percebesse perfeitamente neles, na alegria que sentem qdo chegam lá, quando não choram para ficar e quando abraçam a educadora e auxiliares com um abraço forte, carinhoso e sentido. Bjs e boa sorte
ResponderEliminarPor este "kit" se percebe que a escolha deve ter sido a melhor. Estas frases dão que pensar.
ResponderEliminarBj
babymf.blogspot.pt
Concordo a 100%!
ResponderEliminarEstas frases assentam na culpabilidade dos pais. Alguém lhes diz o que é certo e eles têm que cumprir e achar que os seus instintos estão errados... Não gosto :(
ResponderEliminarEstas frases assentam na culpabilidade dos pais. Alguém lhes diz o que é certo e eles têm que cumprir e achar que os seus instintos estão errados... Não gosto :(
ResponderEliminarO colégio da minha filha usou exactamente o mesmo texto!
ResponderEliminarNão gosto.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarPosso perguntar qual é o colégio onde está a Carlota?
Obrigada
Elsa Rocha
Acho algumas frases brutas e insensíveis. Outras concordo. Acima de tudo devemos seguir os nossos instintos sem abusar e claro. Boa sorte nesta nova etapa
ResponderEliminar