quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NEW BORN MUST HAVES - Lista do que não pode faltar quando o bebé nasce!

Lembro-me quando ainda na primeira gravidez (não foi assim há tanto tempo :) ) comecei a pesquisar o que precisava de comprar para o enxoval da Carlota. Da gravidez da Carminho já tinha a grande maioria dos essenciais e foi bem mais fácil, mas como mãe de primeira viagem lembro-me que tentei compilar as várias listas que ia encontrando e confesso que às tantas ficava completamente perdida, sem saber por onde começar! 
Na verdade nem tudo é essencial, hoje sei que vários itens que constam nessas listas não precisam de ser comprados de imediato, outros nunca chegamos a usar.... algumas coisas são essenciais para umas mães e não são para outras...
Entre tantas coisas que os nossos bebés precisam ou podem ter, deixo aqui uma lista com os itens, na minha opinião, indispensáveis para o recém-nascido.
Das duas gravidezes fui às compras à Chicco, o que para mim representa economia não só financeira como de tempo! Na Chicco encontramos tudo o que eles precisam - do mais útil aos extras que vale a pena ter.



Espreguiçadeira - Numa primeira fase eles dormem muitas horas, por isso, durante o dia alterno entre a alcofa e a espreguiçadeira. Optei pela I-feel da Chicco e a Carminho tem dormido lá belas sestas! Ainda está na fase em que precisa do mini-redutor – próprio para recém-nascidos. E o plus é a música! Para além daquelas que já vêm com a espreguiçadeira (o arco do brinquedo tem um painel electrónico com várias melodias e sons da natureza) tem um porta-leitor e ficha MP3, ou seja, podemos escolher a música que quisermos. Outra coisa boa é o facto de ter uma posição de baloiço ou fixa e ser muito fácil de transportar pela casa. Ora estamos na sala, no quarto, ou na cozinha. E é bom para coisas como para eu tomar banho e ela estar confortavelmente ao pé de mim. Como também para a irmã estar a brincar com ela... E mais tarde entretêm-se imenso na espreguiçadeira.
Berço - Adoro este que prende à cama. Olhando para trás adorava ter tido este tipo de berço. Acho a cama delas ser uma continuação da nossa, para além de prático, especial.
Ovinho, alcofa e carrinho de bebé - Gosto muito deste trio, porque permite acompanhar todas as fases do crescimento do bebé até aos 3 anos. E é bem giro e fácil de guiar!
Fraldas de pano e descartáveis - As fraldas de pano são algo essencial para termos sempre connosco, para os mais variados usos! Muitas vezes os bebés até as adoptam como oh-óhs. 
Almofada de amamentação - Para ajudar como suporte na posição de amamentação ou para ajudar o bebé a ficar sentado. 
Bomba para tirar leite - Seja para armazenar leite ou para estimular a produção.
Esterilizador - Este é o nosso e é top. Adoro! É grande, mas elegante e permite esterilizar tudo o que precisa ser esterilizado (biberões, tetinas, chuchas, etc.)! Numa fase em que cada minuto é precioso, nada mais prático que um esterelizador eléctrico.
Toalha de banho com capuz, lençóis para o berço - Acho que 3 unidades de cada item é suficiente 
Kit de higiene - Aqui inclui-se champô, sabonete liquido, creme muda-fraldas, hidratante, algodão, tesoura, corta-unhas, lima, escova de cabelo e cotonetes específicos de bebé.
Banheira - Importante escolher uma que se adapte ao espaço e tamanho da nossa casa de banho. 
Termómetro -  Precisamos de um para saber a temperatura do ar e da água do banho e este que rezamos para que seja necessário o mais tarde possível!
Detergente para lavar roupa - Usei o da Chicco para lavar toda a roupa do enxoval e ainda uso para  a roupa da Carminho.
Mobile - Há vários mobiles por onde escolher... Os bebés adoram ficar a olhar para eles.
Marsúpio - Temos este. É ótimo para pequenos passeios. Mesmo quem não sai muito com o recém-nascido é perfeito para ir ao pediatra ou às vacinas ao centro de saúde. É uma grande ajuda principalmente para quem já tem outros filhos e tem que ter as mãos livres. Podemos dar a mão a um e ter o outro coladinho a nós.
Monitor - Um fiel amigo.
Álbum do Bebé - Acho essencial, porque por incrível que pareça muito rapidamente esquecemos as coisas que queremos recordar. O que eles aprendem, quando e como. Um diário do bebé no fundo é um livro de memórias que um dia podemos dar aos nossos filhos. (Eu ainda hoje gosto imenso de ir ler o meu)

E por agora é tudo! Espero ter ajudado quem está nesta fase ;)

Não incluí aqui o que levar na mala para a maternidade e a lista das roupas indispensáveis nesta fase, porque já está tudo aqui.

O Blog da Carlota também está no FACEBOOK e INSTAGRAM

6 comentários:

  1. Aiii ando como a Fernanda andou, a compilar listas e listas e às tantas estou baralhada... A maioria das coisas já tenho, inclusive as maiores que constam da sua lista, só me falta mesmo o esterilizador e a almofada de amamentação, é tão bom reunir e preparar as coisas para a chegada da bebé!! Adoro a última foto, tão querida a Carlota a querer estar o mais próximo possível da Carminho ♥ que amor!!

    ResponderEliminar
  2. <3 http://cadernodobebe.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente a minha lista foi semelhante e também optei pela Chicco - o esterilizador é mesmo top, foi super útil.

    ResponderEliminar
  4. As alcofas nao sao recomendadas pela associacao portuguesa de pediatria por causa da morte subita...tudo o resto adoro

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelas dicas. São muito úteis para mim, que ainda não tenho absolutamente nada comprado para o meu bebé (estou de 16 semanas)!
    Já agora, aproveito para perguntar quando será o Mercadito da Carlota no Porto?

    ResponderEliminar
  6. Tenho mesmo que começar a fazer estas compras... Já estou com 29 semanas mas com um enxoval muuuuito reduzido!!! Obrigada pelos conselhos :)

    R de Rita

    ResponderEliminar