quarta-feira, 3 de abril de 2013

O baptizado - Lista de indispensáveis

Estes meses até Maio, Junho são por excelência os meses dos casamentos, baptizados e 1ªs comunhões. Por isso continuam a chegar-me por email imensas questões relacionadas, sobretudo com os baptizados. Assim, depois dos vestidos para baptizado que já mostrei aqui, hoje vou mostrar uma selecção de acessórios queridos e indispensáveis para um dia muito especial.


1 - Vestido Peixinho do Mar  2 - Vela Letras Bordadas 3 - Álbuns Rosa com Canela 4 - Velas Mundo em Papel 5 - Velas Pau de Giz 6 - Pagela Letras Bordadas 7 - Álbum Rosa com Canela 8 - Vela + Caixa + Pagela Letras Bordadas + Anjinho em gesso Boo&me


Lista de indispensáveis:
Vela com caixa personalizada
Toalha de baptizado
Lembrança 
Livro de recordações
Bolo de Baptizado
E para quem está a planear uma festa de baptizado com tudo a que tem direito:
Convite
Decoração e catering para a festa
Fotógrafo

A vela do baptizado tem um papel muito importante neste dia e por isso queremos que seja especialmente bonita! As minhas preferidas são as velas parafinadas com laço rosa e letras em ouro velho (Casa Loreto ou Mundo em Papel). Mas também gosto das outras, com um laço gordo, as mais simples.
Os santinhos para dar como lembrança aos convidados também não podem faltar! Eu acho um amor as pagelas e os anjinhos de gesso, que depois servem para pendurar nas camas dos mais pequenos. Mas há outras opções de lembranças, como as bolachas personalizadas, os crucifixos ou os anjinhos de madeira com oração gravados com nome e data, entre outras ideias.
Depois, não esquecer de comprar um livro bonito onde os convidados possam escrever uma dedicatória especial, para um dia mais tarde os nossos filhos lerem e guardarem como recordação.

Mas e o que oferecer quando estamos do outro lado e somos nós os convidados para um baptizado? 

Há mil e um presentes possíveis, mas eu prefiro quase sempre o mais tradicional. 
Um terço em prata, um bonito e original álbum de fotografias, porque o acontecimento é importante e terá com certeza fotografias à altura para guardar num álbum especial. E depois, para mim, um presente sempre bonito são as clássicas peças de prata da portuguesa Topázio
Os anjinhos, os crucifixos para os fios ou as rocas fazem sempre parte das minhas escolhas para presentes. Peças amorosas e com valor, que depois podem passar de geração em geração. Como aconteceu com a baby C que já recebeu algumas destas peças que estavam na família. A mais antiga é uma roca de prata que já passou por várias gerações e que mandámos recuperar. 

Aqui ficam algumas peças Topázio que gosto imenso

As peças da Topázio, vendem-se no El Corte Inglés e na maioria das ourivesarias do país.

Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

16 comentários:

  1. Óptimo post, porque tenho mesmo que começar a pensar no baptizado da minha filhota!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. Comprei dois vestidos lindos lindos na loja da avenida da Liberdade, I Pinco Pallino, um para a cerimónia, e outro para depois...
    Os vestidos estou a pensar coloca-los numa moldura.

    ResponderEliminar
  3. Eu vou baptizar a M. este Verão, com 18 meses, juntamente com o seu primo 10 meses mais novo!
    O vestido vai ser do Peixinho do Mar e a vela da Casa Loreto, tal como foi a do irmão!
    Obrigada pelas sempre tão boas sugestões!

    ResponderEliminar
  4. Excelente tema.
    Quanto à reportagem fotográfica e caso pretendam algo diferente, a Photoattraction Fotografia (www.photoattraction.net) terá todo o gosto tornar este dia especial num "momento único"!

    ResponderEliminar
  5. E sugestões de roupinha para menino?...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ver as sugestões de roupa no primeiro post sobre baptizados aqui
      http://babycarlota.blogspot.pt/2013/02/baptizados-casamentos-e-primeiras.html
      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Fernanda! Uma sugestão dada por uma tia minha: às pessoas com quem tinha mais confiança e SÓ QUANDO perguntavam o que queria, abri lista numa ourivesaria para um faqueiro Topázio em prata. Comecei logo quando nasceram e as pessoas vão dando uma peça de vez em quando - baptizado, Natal, anos, primeiras comunhões... Assim quando forem mais velhas, já tem um belíssimo enxoval :-) Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótima ideia Sofia!! Não sei se não vou mesmo adoptar! Obrigada
      Beijinhos às 4 ;)

      Eliminar
  7. Óptimas dicas!! :) eu baptizei a Terere no inverno, porque gosto de mais de baptizados de bebe! :) fica tão fofo!! E como estamos em épocas para pensar no que gastamos, e tenho uma irmã maravilhosa!, fiz tudo em casa :) para espreitar aqui: PartySweetsblog@blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Também tinha que vir aqui deixar um beijinho e agradecer lembrar-se da boo&me!! Beijinho e até breve!

    Su
    http://www.boomecrafts.com/

    ResponderEliminar
  9. Adoro a forma genuína como a Fernanda expõe os seus gostos, e gosto mais ainda por se parecerem com os meus! Vejo o blog da Carlota com muita frequência, mas mea culpa, raramente comento, mas adorei este, porque ultimamente tenho sentido que as comunhões e os batizados têm despoletado uma busca pelo presente perfeito, e eu tenho mais um para acrescentar, que espero que seja do agrado, pois acho uma prenda super original e mimosa!

    http://kitschnetblog.wordpress.com/anjos/

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  10. O Henrique foi baptizado aos 4 meses com o vestido da família e a vela foi comprada numa loja de rua, tendo depois comprado uma argola de prata à medida onde mandei gravar a data e o nome "Henrique". Acrescentei um laço de fita branca e acho que ficou uma opção também muito bonita e original.

    ResponderEliminar
  11. Boas sugestões! Tenho andado a pensar no batizado do Lourencinho para quendo estiver um bocado mais quentinho!

    ResponderEliminar
  12. E não esquecer do tapa fraldas para os vestidos, assim como o xailes em renda para um dia tão especial!!...algumas dicas em mammenxovaldobebe.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Bom dia fernanda.
    Vou este ano fazer a comunhão dos meus filhos gémeos e ando à procura de uma camisas originais, sem serem demasiado formais. Será que tem alguma dica?
    Um beijinho
    MC

    ResponderEliminar
  14. Vou batizar a Benedita dia 20 de abril... não podia gostar mais deste post!!!
    E concordo com TUDO e gosto de tudo :)
    A Benedita vai usar o vestido de familia e a 2ª roupa é um fofo LINDO do Peixinho do Mar, claro!!! Ah e a concha, também é da familia.
    A Vela e toalha são de uma loja em campo de ourique, a Maria Malmequer que tem velas lindas. A escolhida foi de parafina com um laço rosa e letras em ouro velho :)
    A toalha também é LINDAAAA!!!

    E as peças de prata... para mim fazem todo o sentido no batizado e é obrigatorio :)

    ResponderEliminar