sábado, 24 de agosto de 2013

A decisão do colégio, a mochila da baby C e outras mini-mochilas

Foi uma decisão bastante ponderada. A ida da baby C este ano para o colégio. 
Passaram quase dois anos desde que decidi ficar em casa para me dedicar aos primeiros anos da minha filha e posso dizer que não me arrependo nada da decisão que tomei. Muito pelo contrário!
A C é uma bebé super comunicativa, esperta e muito despachada, que adora conviver e brincar com outras crianças. Foram exactamente estas características que ditaram o timming e a decisão da C entrar este ano para o colégio. Onde terá oportunidade de conviver com outras crianças da mesma idade, aprender a estar em grupo, partilhar, viver a rotina de sair de casa todos os dias... E além do lado social e lúdico, também acredito que ir para o colégio nesta fase pode ser útil em termos de aprendizagem mais tarde.
A escolha do colégio foi outra questão importante para nós. É sempre uma decisão crucial em todas as famílias... Afinal é lá que os nossos filhos vão passar uma boa parte do seu tempo. 
Por sorte, neste ponto não tivemos grandes dúvidas. O colégio escolhido foi-nos recomendado por amigos que têm lá os filhos e eles adoram. Fica perto de casa, não é grande, é acolhedor, sei que as crianças são felizes ali e gostei da linha pedagógica. Nestes primeiros anos as brincadeiras e os jogos são o principal e desta forma descontraída vão passando raciocínios, lógicas, algumas regras e conceitos. 
No fundo, o que mais quero agora para a C é que esteja num ambiente estimulante, brinque muito e aproveite ao máximo a infância.
Desejosa de ver como vai correr o primeiro dia de colégio! Eu acredito que vai correr bem, mas depois conto!

Resumindo, com o fim das férias estou numa excitação para cumprir a lista de compras. Parece que sou eu que vou para o colégio pela primeira vez!
A escolha da mochila foi fácil. Só falta tudo o resto! Tal como na roupa, também não gosto de mochilas cheias de desenhos. Prefiro padrões: flores, bolas, riscas, vichy... A da C é da Cath Kindston e é um amor!  Foi um presente, que temos desde o ano passado e este ano vai finalmente cumprir a sua função. Obrigada F!
As mini mochilas Cath Kindston são as minhas preferidas para estas idades. Mas depois acho muito cool as pastas estilo retro. Já estou a ver a C com a nº1.
Aqui ficam mais algumas opções queridas de mini-mochilas, para rapaz e rapariga. Espero que gostem e que o post vos seja útil!

1, 2 e 3 - Na Maria Lorena Design, ou através do site Cath Kindston. 4 - Na mini by luna 5 e 6 - Na Happy Faces - Amoreiras 7 - no Continente 8 - lojas Tuc Tuc 

1 - Cath Kindston 2 - More Than Cookies 3 - Cath Kindston 4 - Na mini by luna 5 - no Continente 6 - Happy Faces nas Amoreiras (Podem ser personalizadas com o nome) 7 e 8 - Lojas Tuc Tuc 

1 - na Smallable 2 - Happy Faces - Amoreiras 3 - Na smallable 4 e 5 - na Smallable 6 - Happy Faces nas Amoreiras


FOLLOW BLOG DA CARLOTA ♥

19 comentários:

  1. Só lhes faz bem, na minha opinião. Há quem seja muito contra creches/colégios, mas aos meus filhos só lhes trouxe coisas boas.
    Espero que tudo corra bem. O meu filho começou há 2 semanas e suspreendeu-me um bocadinho por chorar, pois é todo despachado, não é estranho, é muitoooo sociável e vai com qualquer um :) Mas pronto, é uma adaptação. Que tudo corra mt bem com a pequenina e que brinque muito com os seus novos amiguinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João, obrigada por partilhar a sua experiência!
      Eu sou das que não sou apologista dos colégios muito cedo... Para mim o ideal sempre foi 2/3anos. Mas depois cada caso é um caso. E no caso da Carlota estavamos a sentir que ela precisa de conviver mais com outras crianças e de mais actividade... Mas estou super na expectativa para ver como vai correr e qual vai ser a reação dela...
      Bis

      Eliminar
    2. Que mochilas lindas!:) Eu trabalho numa creche com bebés e acho que o facto das crianças estarem numa creche é a melhor coisa para o seu desenvolvimento. No entanto, posso assegurar que a adaptação das crianças nem sempre é fácil. A maioria das crianças com mais de 9 meses irá chorar no momento em que se despede dos pais e também algumas vezes durante o dia. Noto que os bebés que vêm para a creche antes dos 9 meses se adaptam muito melhor, porque ainda não têm noção de que estão ao cuidado de outra pessoa. Mas é sempre mais difícl para os pais do que para as crianças. Há um grande sentimento de culpa e imensa ansiedade. Assim, aconselho a Fe a ser forte e não prolongar o momento da despedida. Entre, despeça-se da Carlota e saia, mesmo que ela chore, porque se ficar a tentar consolá-la, apenas lhe aumenta a ansiedade. Espero que não leve a mal este conselho.;)
      Beijinhos,
      Diana do http://thegirlwhocouldntbeafashionista.blogspot.ie/

      Eliminar
    3. Pois, tudo tem os seus prós e contras. Mas quando estamos num país estrangeiro, sem família, com poucos amigos e com uma língua diferente que tem de ser aprendida, a creche foi e é muito necessária, na minha opinião. A C. vai com toda a certeza adorar. E tu também te vais deliciar com as novas conversas, canções e etc que vai trazer para casa. E é super engraçado ver a evolução das relações com os amigos :)

      Eliminar
    4. Diana, a minha filha começou com 18 meses e, desde o 1º dia, entrou na creche, deu-me um beijo e ficou sem o mínimo choro. Chorava para vir para casa!!! O meu filho começou há 2 semanas (tem 2 anos) e, como tem a personalidade mt idêntica à irmã, pensei que iria ser igual, mas não, o safado chora quando o deixo lá. Mas é bem verdade o que diz. Custa, mas eu entro com ele, dou-lhe um bjinho e saio mesmo que esteja a chorar. E mostro-me sempre muito positiva e sorridente, claro que a chorar por dentro pq nós mães somos umas cagoninhas (desculpa Fernanda a linguagem no teu blog:)!!

      Eliminar
    5. Muito Obrigada Diana Teodoro pela dica!! Vou tentar seguir... mas confesso que só de ler já fico com um nozinho no estômago... :)
      Beijinhos

      Eliminar
    6. Maria joão, pela personalidade da Carlota diria que vai ser fácil (mais até p ela que para mim, que vou precisar de um periodo de adaptação... ) mas nunca sabemos como vai ser a reação... Estou na expectativa!
      A mim vai custar-me de certeza :) Foram 2 anos intensos de dias mae e filha 24/7
      Beijinhos e obrigada pela partilha de experiências.

      Eliminar
  2. O meu filho faz um ano já em Setembro e, embora tenha estado sempre comigo, nós pais decidimos que seria muito benéfico para ele frequentar a escolinha e ter amiguinhos. As razões são em tudo semelhantes às que li neste post. Ele é uma criança com bastante energia e viver em clausura num ambiente exclusivamente de mãe e pai, achamos que é muito limitador para ele. Este ano estará a meio tempo, quem sabe para o ano, aos 2 anos, não ficará a tempo inteiro. No entanto gostava de frisar que, à medida que o tempo se aproxima, sinto um misto de emoções entre a alegria de vê-lo "independente" e a tristeza de não o ter comigo. Estar com ele tem sido mais que maravilhoso, mas ele precisa de coisas novas para se desenvolver enquanto criança. Aqui deixo um pouco do que sente uma mãe quando decide, por opção, iniciar o filhote na sua rotina e vida social :)

    http://diasdeumamaefeliz.blogspot.pt/2013/08/nem-sempre-e-pelo-leite-que-o-bebe.html

    Bjs e boa sorte para a baby C

    ResponderEliminar
  3. tem malas tão fofas.. espero que a tua filhinha se adapte bem ao colegio

    ResponderEliminar
  4. O meu António Maria com 19 meses também vai começar o colégio na próxima segunda-feria. Ao ler o que a Fernanda escreveu parece que me estou a ler a mim. As maiores felicidades para a Carlota e para os pais que sei que serão quem mais vai "sofrer" este primeiro mês :D

    ResponderEliminar
  5. O meu Afonso foi com 16m para a creche. A 1ª semana foi absolutamente fantástica, adaptou-se super bem e adorou os coleguinhas... Era a novidade. A 2ª semana começou o choro e o beicinho quando nos via ir embora... Não se pode prolongar a despedida, só piora! Eu vinha com o coração partido, pronta a chorar, mas à frente dele nunca! Rapidamente percebem a rotina, de que vamos lhes buscar no final do dia, sempre. O Afonso adora a creche, e noto que lhe fez muito bem! Mas, ainda hoje, fica muito melhor quando é o Pai a levar do que quando sou eu, pois foi comigo com quem ele ficou até então, deduzo que queira vir comigo para onde sempre esteve...

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda estou grávida, mas já a pensar nas creches onde terei de colocar o João Maria. Queria que fosse o mais tarde possível, mas infelizmente não tenho disponibilidade financeira para deixar de trabalhar. Com muita pena minha! Como tenho alguma disponibilidade para trabalhar de casa, vou tentar prolongar a estadia dele em casa até aos 9 meses. Acho demasiado cedo colocar um bebé na escola aos 4/5 meses.

    Em relação às mochilas, ADORO! Já comprei um saco de fraldas Cath Kindston, em azul escuro com estrelas brancas. Não é um saco próprio, mas não queria nada demasiado "abebézado" e acho que este cumpre a função!

    Muitas felicidades nesta nova etapa!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Imagino como será a da princesa Carlota ;)

    É tão linda esta menina... que dá vontade de ter uma :)

    Parabéns!

    http://allaboutmebyneusaribeiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. A minha filhota também começa a escola agora, já a caminho dos 4 anos. Estas mochilas são tão amorosas! A da minha filha tem bonecada à sua escolha, nada ao meu gosto, mas achei importante que fosse ela a escolher.

    ResponderEliminar
  10. Eu também tinha pensado deixar a Inês com os avós mais um ano, mas agora no Verão notei que ela adora o convívio com outras crianças. Achámos também que na escola ela poderá ter outros estímulos que não conseguimos dar em casa. Por isso, em cima da hora decidimos e a Inês com 18 meses vai para a escolinha também. Já está inscrita e começa dia 16. Acho que estou eu mais nervosa que ela...
    Boa sorte Carlota e beijinhos Fernanda!

    ResponderEliminar
  11. Adoro as dicas, e queria muito a mini mochila Cath Kindston para a Teresinha, ando com uma mochila da BluHome, mas agora já é muito grande... no entanto, não conseguia encontrar à venda em pt... não queria nada ter de esperar que me enviassem de Londres! :) Muito Obrigada!! :) vou entrar em contacto!! :)

    ResponderEliminar