quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mães com Pinta # 8 - Maria Cerqueira Gomes

Tem 29 anos e uma filha de 10, nasceu e cresceu no Porto e apresenta o programa Porto Alive no Porto Canal. É super simpática e claro, uma mãe cheia de pinta! Centrada na sua profissão consegue tempo para outras prioridades familiares que também estão no seu horário nobre. Nesta entrevista a Maria fala-nos um bocadinho da sua experiência enquanto mãe jovem, diz-nos que programas mais gosta de fazer com a filha e claro, fala sobre o estilo de ambas e o que mais gostam de vestir.


Nome e idade da filha:
Maria Francisca. 10 anos.
Como foi a escolha do nome?
O nome não foi uma escolha difícil. O pai queria muito Maria e eu muito Francisca.
Parto natural ou cesariana?
O parto era para ser normal mas a Francisca era muito grande e estava numa posição difícil. Foi cesariana.
Que cuidados tiveste com o corpo durante a gravidez?
Engravidei com 18 anos e fui mãe com 19. Confesso que a minha preparação foi mais psicológica do que física.
Qual o produto que utilizaste na gravidez e recomendas às amigas?
Optei sempre por usar produtos ditos tradicionais e muito gordos que hidratassem bem a pele. O nívea e barral são ótimos exemplos.
Foi difícil recuperar a forma depois do parto?
Engordei muito mas não foi muito difícil recuperar o peso…comecei pouco tempo depois a fazer ginástica e alimentação saudável.
O que achaste mais complicado no pós-parto?
O que achei complicado? Tudo! Amamentar, não saber o que a Francisca queria quando chorava…medo define bem o meu pós-parto!
Provavelmente já é a tua filha que escolhe a roupa que veste, ou escolhem as duas?
Ela já escolhe a roupa há muito tempo! Não tem grandes dúvidas mas quando tem lógico que me vem pedir opinião!



O estilo de roupa que gostas mais para a tua filha é uma extensão do teu, ou para ela gostas de um estilo completamente diferente?
Não é rapariga de muitos laços nem saias! Adora calças skinny e all stars. Acho que somos parecidas no estilo.
Como defines o teu estilo?
O meu estilo é muito relaxado no dia-a-dia! São raros os dias em que uso saltos altos e só os coloco ao final da tarde para o programa! Mas claro que sou vaidosa e gosto de me arranjar para momentos especiais.
Há alguma marca de roupa para criança que adores e que seja recorrente no armário da tua filha?
A roupa dela é comprada principalmente na zara que tem coleçoes girissimas e que ela gosta muito. Outra loja que nos faz perder a cabeça é a Ali-jo!
Como concilias a tua vida profissional com a maternidade e as rotinas do dia a dia? Consegues ter tempo para ti?
Eu tenho tempo para mim…o mais difcil é conciliar os horários com os da Francisca! Tenho um programa em directo de segunda às sexta até as 20h… Vingamo-nos aos fins-de-semana.
Qual o programa que mais gostam de fazer juntas?
O programa mais recorrente e que deixo como dica é uma caminhada (ela normalmente de bicicleta) pela avenida brasil até ao parque da cidade. No parque gostamos de fazer um pic-nic e colocar a leitura e conversa em dia. Outro destino obrigatório é Serralves.


Diz-me 3 valores que consideres fundamental passar à tua filha:
Lealdade, verdade e generosidade.
Gostavas de ter mais filhos?
Gostava de ter mais um e tenho a certeza que será uma experiência totalmente diferente!
O que a mãe Maria Cerqueira Gomes de ontem, diria à mãe de hoje?
Tem calma porque vai correr tudo bem…ela vai ter orgulho em ti!

Obrigada Maria! Um grande beijinho.

O Blog da Carlota também está no facebook AQUI

3 comentários:

  1. Fernanda esta rúbrica está muito bem conseguida, e cheia de boas dicas. Sou uma miúda de 24 anos, que pensa zero em ser mãe nos tempos mais próximos mas que acha que o Blog da Carlota tem muito bom gosto e é genuíno. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Oh gostei muito!! :)
    Eu fui mãe a três semanas dos 18, e sem dúvida que a preparação foi mais psicológica também :)

    Parabéns pela rúbrica!

    Beijinho*
    www.ivaniadiamond.com

    ResponderEliminar