terça-feira, 31 de julho de 2012

Parabéns meu Amor!


Baby look: Macacão Sal & pimenta

9 meses... O tempo voa! A C já está com 9 meses e a mim parece-me que foi ontem que ela nasceu!
Hoje de manhã tivemos consulta no pediatra e felizmente a C segue forte e saudável. Pesa 9, 450 kg e mede 73,5 cm. 
Recebo vários emails de mães que me perguntam com quantos quilos a C nasceu, que percentil tinha com 1 mês, aos 3 meses, aos 6, se já anda, se já tem dentes... :) Mas como às vezes por falta de tempo, não consigo responder a todos os emails e comentários que, tão queridas, me fazem, resolvi, à semelhança do que já fiz aqui, e em jeito de retrospectiva, reunir todas as questões e responder em forma de post.
Quem acompanha o blog desde o início sabe, a C tem sido uma bebé fácil, uma bem disposta, sempre sorridente! Come bem e dorme bem. E é saudável! O que é que uma mãe pode pedir mais? Só mesmo que o tempo passe devagar.
Ultimamente, todos os dias aparece com uma novidade e eu vejo a minha bebé tornar-se a passos largos numa menina... De repente já estou a vestir à baby C a roupa maior que tinha comprado quando fiz o enxoval! Dá uma saudade de um tempo que ainda nem passou! Aposto que as mães conhecem a sensação!
Com 9 meses a C ainda não tem um único dente, mas senta-se perfeitamente desde os 5, começou a dizer mamamama no dia que fez 8 e com 9 meses, diz mamã (quando lhe apetece!), põe-se em pé, anda sozinha agarrada às coisas, bate palminhas, faz adeus, mostra onde a galinha põe o ovo, aponta para o cão a ladrar e entende tu-do! Enfim, o normal dos bebés, mas uma verdadeira delícia para os pais! Adorei esta fase dos 6-9 meses e acredito que "the best is yet to come"!


As novidades:
Nesta fase dos 9 meses o alerta do Dr. Mário Cordeiro foi essencialmente para a segurança! Toda a atenção é pouca e é indispensável ter a casa equipada a nível de tomadas protegidas, escadas com cancelas, travões de portas, etc. Comprei tudo no Ikea aqui.
A principal novidade é que vamos começar a introduzir novos alimentos e a pouco e pouco a nossa comida na alimentação da C. Coisa que ela já andava desejosa! Sempre que apanhava o nosso prato a jeito aproveitava logo para roubar qualquer coisa. Para não falar dos gelados, era impossível evitar dar-lhe!! Fica numa lambuzisse só que não se aguenta!

Agora os números:
A C nasceu com 2.990 kg e 47 cm.
Com 1 mês - 3.950 kg e 53,5 cm - percentil 50 no peso e na altura
Com 3 meses - 5.650 kg e 57,5 cm - percentil 75 no peso e percentil 50-75 na altura
Com 6 meses - 8.150 kg e 67 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 75 na altura
Com 9 meses - 9, 450 kg e 73,5 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 90 na altura

Dica:  Existem várias aplicações para Iphone que uso e que permitem acompanhar os passos da gravidez e o crescimento do bebé. Estas são grátis: Universo do bebé, do Continente e Baby Care.

Se me estiver a esquecer de alguma coisa perguntem aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder.

O Blog da Carlota no facebook é AQUI

22 comentários:

  1. Tal como disseste na entrevista à Pais e Filhos, as fotos com a C são, sem dúvida, a maior motivação dos seguidores do blogue. É uma fofucha! Os teus textos, os teus looks tb, mas as imagens falam por si.
    Perguntinha q nada tem a ver com o post. Há imenso tempo que ando para perguntar e hoje não resisti. Onde compraste a poltrona onde sentas habitualmente a C? É linda!
    kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Obrigada! :)
      A poltrona do quarto da C já está na minha família há imenso tempo. Quando eu tinha uns 20 anos mandei forrar neste tecido para pôr no meu quarto, depois cansei-me dela e foi para o meu quarto na casa dos meus avós, em Salvaterra. E quando fiquei grávida achei que ia ficar gira no quarto da C, trouxe-a, mandei-a limpar e cá está ela. Dá um jeitão! E neste momento estou cá sentada :))
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns à Carlota pelos 9 meses, e à mamã (babada) pelo excelente blogue!

    Eu tenho um Théo de 6 meses e também é um amor... os bébés são uma delicia!!.. Que seria das nossas vidas sem eles??.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mia! :)
      São a melhor coisa do mundo!
      Felicidades para si e para o Theo!

      Eliminar
  3. Parabéns, com estes posts é impossível não ficar com o instinto maternal cada vez a dar mais sinal :) um apetite a sua Carlota!!!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns, a Carlota está mesmo um amorzinho lindo, tão crescida!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Só de ver a Carlota já me apetece ter outra bebé ;) Está mesmo linda.

    ResponderEliminar
  6. Está cada vez mais gira ***** gira gira <3 um beijo grande da tia Cristina Sardanica **

    ResponderEliminar
  7. Olá mamã babada :)
    A Carlota está linda... e gosta de ir ao sr. Dtr :) parece muito satisfeita!
    Curiosamente a minha bebé C também fez 9 meses no dia 31 :)
    Fomos ao pediatra e está tudo impecável... já tem dois dentinhos que nasceram à 3 semanas (nasceram tão rápido, eu sentia com o meu dedo o dentinho a romper e pouco tempo depois, já tem dois dentes lindos!).
    Partilho contigo a sensação de que o tempo devia parar! Está a ser uma fase tão boa, e eu pessoalmente nunca fui tão feliz como nestes dois, três últimos meses!
    Aqui a marota rebola, rebola, aguenta-se em pé agarrada, mas ainda não se levanta sozinha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Então parabéns tb! :) Esta fase é o máximo mesmo, todos os dias acordam com uma novidade, a saber fazer mais qualquer coisa... É uma delícia!
      Um grande beijinho para si e para a sua C

      Eliminar
  8. Está fantástica a Carlota e já agora os meus parabéns; nós mamãs temos alturas em que ficamos mto ansiosas mas cada bebé tem o seu ritmo; uns desenvolvem primeiro umas coisas, outros...outras.
    A minha Bébécas por exemplo aos 6 meses teve o primeiro dente, mas só começou a andar sozinha aos 16 meses. Nasceu com 4,190kg e 51,5 cm, aos 9 meses estava com 10,810 kg e 78 cm. É uma bebé ainda hoje de percentil superior ao 95 em peso e altura, mas claro, há coisas em que a noto um pouco mais preguiçosa. Agora (2 anos feitos a 04 de Julho) ando a tentar fomentar-lhe a arte do bacio...mas não está a ser nada fácil; enfim, um dia de cada vez.
    Muitos parabéns e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Brown Eyes, obrigada pela partilha! :)
      A sua bebé nasceu bem grande! :) Exatamente, cada bebé tem o seu ritmo e não há timings rígidos!
      Beijinhos e felicidades!

      Eliminar
  9. Parabéns!!! As fotos estão lindas*

    http://at-home-ideas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns Carlota pelo 9 mesário!! ;) Parabéns também à Mamã!
    Tenho uma Concha que fez 9 meses no dia 25 de Julho! Nasceu com 2750kg e 47cm!
    Para a semana vamos à consulta dos 9 meses, mas por enquanto tem sido uma bebé muito saudável. Nem uma febrezita!!
    Dentes também ainda nadinha, mas já quer caminhar!
    A 1 palavra também foi Mamamama!! Lololol acho que é mais que natural! ;)
    Muitos Parabéns pelo blog e pelas dicas fantásticas! Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. A serio, este bebe e um amor. da mesmo vontade!!

    ResponderEliminar
  12. Que bebé linda!! :)
    A minha baby M. tem 5 meses e aos 3 meses e meio já tinha dois dentinhos... muito precoce quando o irmão, hoje com 3 anos, teve os primeiros aos 6 meses.
    Também é uma gorducha como a sua Carlota!! :)
    São o melhor do mundo!!
    Parabéns pelos 9 mesinhos da Carlota e também pelo blog pois, apesar de já ser seguidora já há algum tempo, ainda não tinha tido a oportunidade de fazer qualquer comentário.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns à C. e à mamã babada!
    Já sou seguidora há muito tempo deste blog fantástico que muito me inspira mas nunca tinha tido oportunidade de comentar mas agora não resisti:)
    Devo-lhe confessar a minha inveja (saudável!) pois, como mamã que sou de uma bela princesa com 32 meses, também eu adorava ter um testemunho desta envergadura para um dia poder demonstrar o quanto ela me preenche a todos os níveis. Mas, certamente que irei encontrar outras formas de o fazer:)
    A minha Ema nasceu com 4,270kgs e com 54 cm. Segundo o pessoal médico, era uma bebé que aparentava já ter um mês:) Era uma bebé muito harmoniosa:)
    Mas, fazendo a comparação com a C., a Ema com 9 meses pesava 8.600kgs. e media 75 cms. Por isso, devo dar-lhe os parabéns pela bebé fantástica que tem em casa!
    É um regalo ver as fotos dela pois, de facto, nota-se que é uma bebé muito simpática, muito amada e que irradia felicidade.
    E, claro, também a “invejo” por ter o Dr. Mário Cordeiro como pediatra! Adoro os livros dele que se tornaram, desde sempre, os meus livros de cabeceira. Pena eu morar no Porto pois, caso contrário, certamente também seria o pediatra da Ema.
    Como bem diz neste post "the best is yet to come", acredite, está mesmo! Pois a fase em que eles começam a falar é verdadeiramente de-li-ci-o-sa…
    Muitas felicidades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Adorei os vossos comentários! Obrigada por partilharem!!! Beijinhos e muitas felicidades para a baby M e paras as babies Ema e Concha!! <3

    ResponderEliminar