quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dicas para fotografar bebés - DIY!

Ainda a propósito de fotografias lembrei-me de partilhar aqui algumas dicas para fotografar bebés. Dicas simples que fui aprendendo à medida que vou fotografando. Claro que as fotos feitas por fotógrafos profissionais são um must-have, mas não se podem fazer a toda a hora... E mãe babada que é mãe babada não descola da maquina fotográfica. Verdade?
Para mim todas as oportunidades são ótimas para fotografar os nossos gordinhos. Quero poder guardar todos os momentos, mesmo os mais simples do dia a dia. O primeiro sorriso, a primeira papa, as mãos e os pés mini, as pernas gordas, o quarto com os brinquedos espalhados, os abracinhos às bonecas, etc. Todos os momentos são especiais e passam rápido! 
Por isso o post de hoje é a pensar nas mães que como eu não têm grande técnica, mas adoram fotografar os filhos e arriscam conseguir fotos giríssimas!
Só frisar que as dicas abaixo não pretendem, de todo, ser dicas profissionais, resultam apenas da minha própria experiência, da leitura de alguns livros e blogs de fotografia e da observação e troca de ideias com fotógrafas de bebés .
As dicas são quase intuitivas, mas dão um resultadão. Experimentem!

Dica 1 - Fotografar ao nível dos bebés. Tem sido a minha ginástica desde que a baby C nasceu lol. Posicionem-se à altura do bebé. Às vezes a melhor forma é deitada, ou pelo menos de joelhos.



Dica 2 - Disparem várias fotos seguidas. Os bebés são peritos em mexer-se no último segundo ou fazerem movimentos bruscos. Se fizer vários cliques seguidos algumas sairão desfocadas, mas de certeza que pelo menos uma sai perfeita! De qualquer forma antes de apagarem a desfocada, vejam bem se não está gira!


Dica 3 - Tentem ao máximo não usar flash, as fotos ficam amareladas e altera a realidade das cores. Dentro de casa fotografem o mais perto possível de uma janela ou entrada de luz. Um truque: se tiverem mesmo que usar flash, uma opção depois é transformar a foto, numa foto a preto e branco.


Dica 4 - Experimentem fazer fotos de ângulos diferentes do habitual. Adoro algumas das fotos da C em que ela aparece de lado, ou de costas, ou numa perspectiva de cima para baixo. Veja se não ficam amorosas!


Dica 5 - Evitem demasiada informação na foto. Às vezes mudo a disposição dos móveis e tiro outros de cena para que o fundo da foto fique mais simples. Também tenho atenção a texturas, tecidos giros que possam servir de base para sentar o bebé e fotografar.

Dica 6 - Usar um brinquedo que faça barulho ou ter alguém atrás de si a chamar pelo bebé ajuda imenso!!!

Espero que gostem e experimentem muito! :)

Se quiserem acompanhar o Blog da Carlota é AQUI


18 comentários:

  1. É um doce vê-la tratar a sua princesa por "a minha gorda"! Excelentes dicas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas*

    http://at-home-ideas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post! Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Eu sou completamente apaixonada por fotografia. Aliás um dos livros da minha mesinha de cabeceira é precisamente de fotografia, para leituras pausadas! Ando a pesquisar sobre eventuais workshops. Sendo que esta paixão é somente em fotografar a minha filha, o resto é literalmente paisagem (sorry aos amantes da natureza!). Portanto o bichinho existe há mais ou menos 20 meses e já há quem me proíba de sair de casa com a máquina (o meu irmão por exemplo e o meu marido que por vezes diz "hoje não"), mas na ausência desta uso e abuso do meu blackberry.
    Muito obrigada pelas dicas, de todas apenas tinha em atenção às posições em que fotografo a M (muitas vezes deitada e a rastejar pelo chão atrás dela) e a intensidade da luz, sobretudo a procura de luz natural...
    Cada vez mais gosto do teu blogue!!

    ResponderEliminar
  5. Lindas as fotos!!! ;)

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. As fotos são bonitas, mas a bebé é mesmo gira...

    ResponderEliminar
  7. Óptimas dicas!O fotografo cá de casa é o meu marido, ele tem mesmo muita paciência, dedicação e adora fotografia. No entanto, eu passo mais tempo com a Helena, e por vezes há momentos em que penso "dava uma fotografia tão gira". Há cerca de 2 semanas passei a andar com uma máquina fotográfica pequena na carteira, estas dicas ajudam imenso;)

    ResponderEliminar
  8. Fernanda, mais uma vez, dicas TOP. No entanto, falta uma muito importante e que me daria muito jeito :-) qual a máquina que usa? qual aconselha? estou a planear comprar uma como deve ser e tenho imensas dúvidas. Pode ajudar, please?

    ResponderEliminar
  9. Bom dia!!! Quero ir já para casa tirar mais fotos à minha fofa!!!!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Fernanda, passar por aqui é como que rejuvenescer, como que passear por um jardim dos sonhos com cheirinho a rosa jasmim ao som dos passarinhos :) super agradável!!! :)
    Dicas maravilhosas para por em prática com a minha pink marsmalow...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  11. São técnicas simples mas funcionais, que cá em casa também fazemos questão de usá-las. Há uma técnica que adoro, mas consigo obter esse efeito por mero acaso, que passa por ter o fundo desfocado. Sabe como conseguir esse efeito? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla sei sim :) Foi a fotógrafa Susana Gomes que me explicou. Tem tudo a ver com o tipo de lente! Eu uso uma 50. As lentes claras são boas para este tipo de fotografia, já que dispensam o flash. Além disso, as grandes aberturas dão esse tal desfoque de que fala. Beijinhos

      Eliminar
  12. Gostei muito das dicas...
    Ob.

    http://margaridaflordaminhavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar