domingo, 2 de março de 2014

Paixão, trabalho e gratidão

Não poderia imaginar melhor forma de comemorar, este mês, 2 anos de blog!
Hoje, O Blog da Carlota é capa da revista Notícias Magazine. Ao fim de 2 anos o blog ultrapassou os 5 milhões de visitas (!!), somos mais de 50.000 na página de facebook e mais importante de TUDO, estou à espera de um bebé, uma nova vida que vem completar a família!
Tudo começou por uma brincadeira, uma ideia despretensiosa de partilha deste universo delicioso e avassalador que é a maternidade. Hoje, sinto-me muito FELIZ por tudo o que esta ideia se tornou, pelo que aprendi, pelas experiências que já vivi, pelas pessoas e os projectos que conheci e as amizades que vieram para ficar.
Tenho de me repetir e dizer novamente que adoro receber as vossas mensagens, o vosso feedback, as vossas perguntas. Adoro a troca de dicas, de experiências, a partilha diária e a nossa cumplicidade. Nunca vou esquecer todas as palavras queridas e o carinho que sei que têm pela gordinha! 
Acima de tudo, considero o blog um legado para a Carlota, e agora para o new baby, uma prova de amor que, um dia, espero eles adorem ler!

Um OBRIGADA enorme e verdadeiro por continuarem aí, porque obviamente este blog só faz sentido com vocês!


Duas pequenas correções ao artigo:
- Nesta frase, onde se lê vinte mil, deve ler-se dez mil «nas primeiras horas em que punha um post, chegava às mil visualizações. Ainda não existia a página de Facebook – quando a criei já eram dez mil
- Visualizações diárias: entre 18 mil e 20 mil

Esclarecimento:
Já ando há algum tempo para vos falar de um tema que sei que suscita alguma curiosidade/dúvida a quem lê o blog e que para mim é importante esclarecer : publicidade no blog.
O blog para além de uma paixão, como sabem, tornou-se também no meu projecto profissional, um projecto gerido com o coração, mas um trabalho a que me dedico e que me ocupa muuuuitas horas do dia.
Tem sido importante perceber que tenho ajudado a mostrar as coisas giras, e de qualidade, que se fazem em Portugal e que, naturalmente, os posts que escrevo geram vendas. Mas não recebo qualquer percentagem de vendas.
Quando falo de marcas ou serviços no blog (dizer o que acho giro, onde se vende, etc) faço-o espontaneamente! Ou seja, mostro e escrevo sobre aquilo que gosto, que uso e que me identifico. Não mostro ou digo bem de tudo o que me enviam. Também não digo mal, nesses casos prefiro não mencionar. 
Em termos de rentabilidade do blog, o que existe são as áreas de publicidade - quadradinhos na barra lateral do lado direito - e o facto de dar origem a projectos paralelos como a organização do Mercadito da Carlota, a criação de produtos em parceria com outras marcas, etc.
Posts patrocinados pelas marcas são normalmente os posts de passatempos e mesmo assim só falo do que realmente gosto e faço questão que o conteúdo principal seja meu, a minha experiência com o produto, autêntica, sem qualquer manipulação. 
Acima de tudo, é importante para mim corresponder a quem gosta de ler o blog, a quem se identifica com as minhas escolhas, a quem procura uma opinião, dicas e experiências sinceras - o mesmo que também eu procuro num blog enquanto leitora. 

Acho que falei de tudo. Obrigada por mais estes 5 mins de 'conversa'! ;)
Ps - Acordada desde as 4 da manhã. As insónias continuam a não dar tréguas... 

O Blog da Carlota também está no

13 comentários:

  1. Fernanda, a fórmula é simples: fazer o que se gosta, com empenho e qualidade, gera êxito e não há nada de mal (pelo contrário, só muito bem!) em ter retorno e proveito disso!
    Sempre em frente! Um grande beijinho e senti-me visada ! :-)

    ResponderEliminar
  2. Estou muito curiosa por ler a reportagem de hoje. Mas desde já aproveito para lhe dar os parabéns pelo blog, pelo carinho e sinceridade que transmite a cada post.

    ResponderEliminar
  3. Não sou contra a publicidade num blog desde que seja genuína, no sentido de esta se encaixar na perfeição com o conteúdo e o estilo do blog. Acredito que se deva falar do que se gosta, tal como faríamos numa conversa com amigas, porque não? Também o faço, nunca vi mal nenhum nisso.
    Parabéns pelos 2 anos - é um trabalhão, sim, mas (ao fim de 7 anos, no meu caso) continuo a achar que compensa - pela Carlota - afinal se não fosse ela, não havia blog! - e pelo bébé que aí vem. Que o Blog da Carlota continue a "bombar"! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Adoro o blog, parabéns pelo trabalho e pela vinda do novo baby! beijinhos....

    ResponderEliminar
  5. E fizeram uma capa maravilhosa ;)
    Muitos parabéns e que venham muitos mais posts, ideias, passatempos, mercaditos... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!

    Relativamente ao assunto publicidade, penso que todos os blogs deviam mencionar quando uma das peças / objectos que estão a mostrar é oferecido.
    E nos casos em que é mesmo uma promoção ou parceria, dizer que é um publi-post (tal como faz a Maria Guedes).

    Beijinhos
    RB

    ResponderEliminar
  7. Primeiro de tudo, Parabéns pela pessoa linda que transmite ser...genuína. Agora Parabéns pela entrevista, pelos 2 anos de blog (amor e dedicação). Não gosto de me repetir, mas tenho que voltar a dar os Parabéns pela linda Carlota, e pelo baby que está a caminho, para completar a linda familia que são.

    P.S. Sobre a publicidade, estou plenamente de acordo com a Fernanda. Pois eu no meu blog, faço exatamente o mesmo.

    Abraço com carinho

    I.M.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo blog e pela sua simpatia.
    E parabéns pelo mercadito da Carlota que é uma ideia original sua!
    Quem faz eventos "na mesma linha / orientação", devia assumir que está a fazer uma "imitação"!
    RB
    Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  9. Ao ler-se o quer que seja no blog o no FB percebe-se de imediato a genuidade de cada palavra, pois é de tal forma informal que parece mesmo "5 minutos de conversa". Obrigada pela partilha, pela dedicação e por agitar Portugal com o que provém, com, amor, das mãos de cada uma de nós. Um beijinho, Inês (Pérola d' Areia)

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns Fernanda. Todo o sucesso é merecido.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  11. entao mas a semana passou e ficamos sem saber se é menino ou menina...nao era suposto ter sabido na semana que passou?? Fez eco e nao conseguiram ver, já sabe mas está a preparar post, ou afinal é só esta semana?

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns!! :) é sempre uma inspiração!! :) Muuito obrigada pela partilha que faz! :) um beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Pois eu acho mt bem que tenha retorno, afinal este blog gere vendas o que é bom para as marcas e é um reconhecimento do seu trabalho e bom gosto.A meu ver deve ser apaparicada e mimada pelas marcas que gosta e usa, e é uma forma de não só de nós termos conhecimento do bom que se faz em Portugal como tb um agradecimento das marcas para consigo.

    ResponderEliminar