segunda-feira, 10 de março de 2014

18 semanas

Chegamos felizes às 18 semanas.
Estou sempre um bocadinho ansiosa pelas consultas… adoro ver a bebé, saber que está tudo bem, e está! 
Depois do sono exagerado vieram as insónias, que parecem estar agora a estabilizar. Ainda consigo dormir de barriga para baixo e o médico diz que a partir de agora é de evitar dormir de barriga para cima. 
Quanto ao tamanho de barriga, não notei um grande crescimento nas útimas semanas, embora note que já está maior que às 18 semanas da gravidez da Carlota. Na verdade, da primeira vez a barriga só se começou a mostrar lá para às 20 semanas. Agora, dependendo da roupa, quem não saiba que estou grávida nem desconfia, mas com um vestido justo já se nota um babybump. 
Continuo a usar as minhas roupas, vestidos, leggings, calças e calções com elástico na cintura. A única peça que já não consigo usar são os jeans. Tentei os de maternidade, mas esses ainda estão grandes.
Na última consulta ainda não tinha ganho peso em relação ao meu normal, mas a bebé já está acima do percentil. Baby nº 2 a crescer! 
A resistência já não é de todo a mesma. Em dias mais atribulados, com muitas saídas e reuniões noto um cansaço extra. O médico já substituiu o ácido fólico por vitaminas. Em contrapartida o cabelo está ótimo! Mas a pele mudou para super seca. (Em breve faço um post com os cremes que estou a usar na gravidez - rosto e corpo.)
E pronto! Desejosa de começar a sentir a gordinha! Já me pareceu sentir qualquer coisa, mas não consigo ter a certeza. Vamos lá ver se até à próxima semana já a sinto! ;)

Mom's look
Túnica (adoroo!) - Wearable
Calções - Alperce 
Wearable e Alperce com as novas coleções no Mercadito da Carlota Páscoa - Dia 30 de Março!

As nossas manhãs, momentos banais, nossos…



A Carlota já tem dois irmãos, por isso o assunto 'irmãos' não é uma novidade para ela, mas não sei se já realizou que vai chegar uma mana bebé...
Até agora tem dois tipos de reações: ou ignora a conversa ou vem a correr dar-me beijinhos na barriga e falar para o meu umbigo para a mana bebé ouvir. Outras vezes, diz a quem encontra que tem a mana na barriga :)
Uma coisa já percebi: Não vai gostar de partilhar as suas coisas... Mas acredito que será uma mana muito querida e protectora. Mal posso esperar para ver as duas juntas!
É uma miúda viva e cheia de personalidade. Está numa fase muito engraçada. Já conversa e sabe bem o que quer e é tão querida, e divertida! Quanto mais a gordinha cresce, mais giro o nosso dia-a-dia se torna. Veremos como será com a mana bebé à mistura!


O Blog da Carlota também está no



21 comentários:

  1. sigo o seu blog silenciosamente mas adoro, e anseio que o meu um dia tenha o mesmo sucesso com o seu. Fico feliz pela gravidez e por ser mais uma princesa, eu tenho um principe mas adorava mais tarde ter uma menina :) Já tem nomes pensados para a segunda princesa ? :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei apaixonada pela túnica. Um sonho.
    A Fernanda está linda.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. love the top! she looks adorable :)

    http://sbr-fashion-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Você está linda e a C tem a quem puxar, inclusive na alegria, muitas felicidades para todos vocês. Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. E como vai ser agora com o blog? Irá ser criado um novo para incluir as manas ou continuara com o nome da carlota? beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Vai tudo correr para lá de bem, de certeza! Felicidades! :)

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns. uma questão, evite dormir de barriga para cima porquê?! É que eu também estou grávida e já me custa estar sempre de lado, volta e meia lá me viro para cima.

    ResponderEliminar
  8. Olá Fernanda,
    não me convenço que vá ter uma menino. Fico a aguardar pela eco das 22 semanas para confirmar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Posso perguntar como escolheu a médica que segue a sua gravidez? Pode partilhar quem é? Estou grávida e queria uma sugestão.... Obrigada e muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Fernanda, sigo o seu blog há algum tempo e entretanto também fiquei grávida, a minha princesa nasce no próximo mês! Admiro-a por conseguir manter a elegância durante a gravidez, eu por essa altura já tinha ganho quase 10kg, e no entanto fui sempre magrinha (mantive sempre à volta dos 57kg e meço 1,73m).
    Nesta fase final já cheguei aos 20kg extra... e estou um bocado preocupada, apesar do obstetra me dizer que está tudo óptimo, e da nutricionista dizer que facilmente recupero.
    Segue alguma dieta específica? Seria interessante fazer um post sobre alimentação na gravidez!
    Eu confesso que como mais (tenho muiiiita fome), e como doces, coisa que antes não ligava nenhuma... nunca me privei de nada porque sinto que é algo que o meu corpo está a pedir, coisa que antes não acontecia (também nunca estive grávida!).
    De qualquer forma, gostava muito de saber a sua experiência nesse aspecto, fica a dica!
    Obrigada e felicidades :)

    Beijo, Francisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisca, permita-me uma achega pessoal. 1,68, 53 kg. Primeira gravidez, engordei 20 kg (fui até às 42 semanas!!!). Tive gastroenterites. Fiz monitorização de ações de ciência todo o Verão, fins-de-semana inteiros, até à noite, a subir e a descer montanhas, a comer uma peça de fruta aqui e uma sandes ou salada ali. Tive semanas inteiras em escavações, dia inteiro de martelo, com maças e sandes. Engordava do ar. Passei toda a minha vida anterior à gravidez a tentar engordar, porque sempre me achei demasiado magra, e na gravidez vivi intensamente o oposto. Foi terrível. Há um nome sobretudo, genética. Só baixei dos 60 já a minha filha tinha uns 10 meses. Segunda gravidez (comecei nos 57). Já ia prevenida da minha tendencia engordativa da gravidez anterior. Passei fome (não nesse sentido, mas no sentido de me apetecer imenso comer mas controlar-me). Comia coisas saudaveis. Fechei a boca a muitas sobremesas. Voltei a ter escavações (dia inteiro de martelo no campo). Voltei a ter gastroenterites. Com 15 semanas já ia com mais 4 kg. O peso continuava a subir, comia quantidades muito reduzidas, mas ele continuava a subir. Engordei 13 kg mesmo assim. É genética. O bebé nasceu com mais de 4 kg (portanto, como vê, termos cuidados alimentares na gravidez não prejudica o crescimento dos bebés). Passado 7 dias dele nascer já estava nos 59. Passado 15 dias estava nos 56 kg (1 kg abaixo do peso inicial). Enquanto dei de mamar em exclusivo (2 meses) baixei até aos 54-55. Depois aumentei e fixei-me nos 57 anteriores.
      Isto era só para tentar explicar que o que controla tudo é sobretudo a genética. E mediante ela nós temos de saber atuar. Mas nós só sabemos isso depois de viver uma gravidez e perceber como o nosso corpo reage. Se eu comesse o que muitas gravidas comem e nao tivesse esta vida de esforço ativa, facilmente chegava aos 30 kg a mais. Beba muita água (ajuda a encher barriga e é muito necessária). E neste ultimo mes sobretudo, controle mesmo os doces, as coisas caloricas, o pão, as batatas, as massas. Mas não se preocupe com o pós. Vai ver que nos primeiros tempos a vida é a correr (claro, depende do tipo de bebe, se é chorao ou se é pachá), e isto tem de ser visto caso a caso. 20 kg em si, que tinha 57 e 1,73 cm, nao é mesmo de todo muito. Acompanhei durante a minha gravidez um grupo de 30 grávidas. Havia de tudo, quem tenha chegado ao fim com 3 kg a mais, e não se privasse de comer nada. Quem atacasse doces e comesse muito e se tenha ficado pelos 7 kg, que desapareceram 3 dias após o parto. Eu acho que é muito dificil nos guiarmos pelos outros. Agora que já conhece a reaçao do seu corpo é que pode pensar qual a melhor soluçao para si.

      Eliminar
    2. Desde já agradeço por partilhar a sua experiência :).
      De facto, numa segunda gravidez vou tentar controlar-me um pouco mais a comer, principalmente no início!
      Como vou ser mãe pela primeira vez, tudo é novidade, os sintomas, os efeitos da gravidez, coisas que nunca me passavam pela cabeça que acontecem ao nosso corpo, e não há forma de as controlar! E eu como sempre me consegui manter sem grandes mudanças em termos de peso e corpo desde que me tornei adulta, custa-me um bocadinho lidar com certas coisas... lá está, não nos podemos de todo guiar pelos outros!

      Muito obrigada de qualquer forma :).

      Beijinhos,

      Francisca

      Eliminar
  11. Ivone Cidade de Moura11 de março de 2014 às 00:28

    Ola!
    Adoro a tunica e está uma grávida linda! Mas tb com a felicidade de gerar um novo ser, uma segunda princesa quem ñ ficaria? :-)
    A baby C está girissima e o momento captado irradia alegria e serenidade!
    Normalmente há sp alguma dificuldade d partilha do baby mais velho nestas idades qd chega o segundo filhote. É uma fase q com paciência, compreensão, amor e alguns ralhetes acredito q s ultrapasse!
    Afinal, até aqui os papás foram só dela!
    Continuação de uma gravidez feliz!

    ResponderEliminar
  12. Olá Fernanda, Carlota e bebé:),

    Parabéns Fernanda pela gravidez.
    Uma mulher grávida é sempre linda, só em carregar no ventre uma nova vida... É maravilhoso.

    Desejo que esteja tudo bem com o bebé e que cresça muito.

    Boa consulta.

    Beijinho
    Jessica Teixeira
    www.Mimeoseube.webnode.pt

    ResponderEliminar
  13. Tudo a correr bem, portanto. :)

    A túnica é lindíssima!

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  14. Numa das minhas pesquisas inecessantes por coisas de bebés descobri este blog e apaixonei-me verdadeiramente, não só pelos posts, mas pela C que é uma fofa... ainda mais apegada fiquei quando verifico que temos algo mais em comum... também estou grávida! Eu de 19 semanas... e menina também! Parabéns pelo Blog e pela partilha de tudo... vou continuar atenta a tudo o que por aqui se escreve!

    ResponderEliminar
  15. A minha barriga também só disparou às 19 semanas, agora com quase 22, está finalmente visível! :) Por aqui é uma menina também! :) Parece que é o ano das meninas!

    ResponderEliminar
  16. Grávida do 3 e a barriga é mais pequena de gravidez para gravidez , chego a pensar que se for ao 4 nem se vai notar :)
    Mas a Fernanda está muito bonita e elegante, e com um cabelo fantástico!! Como consegue? O meu fica sempre uma lástima
    Margarida VN

    ResponderEliminar
  17. A carlota está cada vez mais linda, sorriso doce de encantar.
    Parabéns pela princesa que vem a caminho :)

    ResponderEliminar