segunda-feira, 8 de outubro de 2012

32 - a festa, o bolo e uma filha deliciosa

Li uma a uma e com muita atenção todas as mensagens tão queridas que me deixaram! Adorei recebê-las. Obrigada do fundo do coração por todo o carinho neste dia especial!
Comemorei 32 anos da melhor maneira do mundo. Na companhia da minha filha, da família mais próxima e de amigos.
Adoro organizar festas e pensar em todos os detalhes. Mas com o nascimento da C a minha festa de anos ficou para quinto ou sexto plano comparada com o entusiasmo em que ando com a organização da festa do seu 1º aniversário!
Este ano os planos para o meu dia consistiam em passar um dia "normal", rodeada pela família num almoço especial cá em casa e, no essencial, aproveitar muuuuuito a minha filha! Mas no domingo vieram também os amigos e o ambiente de festa prolongou-se por todo o fim de semana, numa espécie de preview da festa da C. Que invariavalmente acabou por ser a estrela destes dias e sempre que cantámos os parabéns! Definitivamente esta miúda adora festa.
E quando lhe perguntamos "Quantos anos faz a Carlota?", ela levanta logo o dedo indicador toda sorridente - Ummm!


Pijama - Petit Bateau, no El Corte Inglés
Vestido - Little Angels
Meias - Maria Gorda
Amo este padrão Liberty e o vestido é de princesa!

O meu bolo de anos, feito por mim :)
Prato de bolo - area
Pano - Greengate, na More Than Cookies

Aprendi a fazer este bolo com a minha mãe e faço-o talvez desde os meus 12 anos... não me lembro como surgiu a receita, mas o importante é que não tem como falhar e fica uma delícia! Este ano para a decoração inspirei-me em imagens que vou guardando aqui.
Atenção que esta dica não será minimamente interessante para doceiras dedicadas! É uma dica de um bolo fácil e rápido de fazer e que fica sempre bem! Na cozinha o que gosto mesmo é dos detalhes, pensar no menu com o meu marido, empratar, decorar, pôr uma mesa especial, etc. Por isso passo a partilhar o meu "truque":
Ingredientes:
- 1 embalagem de 3 bases de tarte 
- 2 embalagens de natas
- 1 lata grande de ananás em calda 
- morangos para decorar

Preparação:
Para não ficar tanto com formato de tarte, reduzo o diâmetro das bases - recorto cada uma com um prato. Depois barro a primeira base com as natas batidas e espalho pedaços de ananás por cima. Repito na segunda base. A terceira base serve de topo e uso o que sobra das natas para barrar o bolo todo. Decoro com os morangos no topo e levo ao frigorifico.
Agora a dica que faz toda a diferença: normalmente estas bases são um bocado secas e como gosto de bolos mais para o húmido, embebo (sem exagerar) cada uma das bases com a calda do ananás - E isto faz toda a diferença! 
E pronto! Depois é só ver a cara deliciada dos convidados. Resulta sempre, mas se experimentarem dêem-me o vosso feedback! Vou gostar de saber.
As bandeirinhas encarnadas com bolas brancas comprei na secção de festas do Continente (vale a pena espreitar!!) e adaptei-as à minha ideia de decoração.



O menu do jantar
Canapés 
Tarteletes de pasta de azeitona preta, ovo de codorniz e salsa
Tarteletes de queijo creme com pepino, salmão e endro
Espetadas de tomate cherry com mozarella e pesto
Entrada
Tomate recheado com carne.
Prato
Empada de frango com cogumelos, acompanhada de salada
Bebidas
Espumante português
Vinho tinto


Espero que gostem e que sirva para tirar ideias!
Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

26 comentários:

  1. Tudo muito bonito e o bolo deve ser óptimo!
    Parabéns atrasados

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, embora ligeiramente atrasados. Mãe e filha lindíssimas :) A vossa alegria e sorriso fazem-me acreditar que o futuro (o meu) também será melhor...quanto mais não seja, pela minha Bébécas.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Tudo com muito bom aspecto um beijinho grande! A C. está cada vez mais linda!

    ResponderEliminar
  4. Uau!!!
    Vou experimentar o bolo. Gostei das bandeirinhas encarnadas com bolas brancas. Inicialmente pensei que tinham sido feitas por ti. Sendo assim vou visitar a dita secção!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, o pijama fez-me lembrar os da M. Tem 2 em versão calça e tshirt e calção e tshirt. Adoro!!!

      Eliminar
  5. não se aguentam as pernocas da Carlota!! <3

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas :)

    http://at-home-ideas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Aquelas pernocas "michelin" da miuda são de se comer!!!
    E em relação às bases para tarte... é massa quebrada?
    Não tem que ir ao forno?
    bjs
    MAG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maggie, não é massa quebrada. Não vai ao forno, as tartes estão prontas ;) Bjs

      Eliminar
  8. Adoro coisas práticas e giras! E este é o cúmulo disso tudo, que demais!
    Espero que tenahs tido um super dia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O bolo e a mesa estavam um espanto, mas nada se compara às pernas da Carlota! Espero que estes happy days se repitam por muitos e muitos anos! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Fernanda muitos parabéns! Andei distraída com o nascimento da minha segunda bébé :) e ainda não tinha visto que fazia anos agora! Muito parabéns! e sim acordar com elas a chamarem por nós e prontas para a risota é do melhor!! o bolo está de se comer e chorar por mais! beijinho , Mariana (clarasemcastelo).

    ResponderEliminar
  11. Oi Fe! directamente do Rio :-)
    estou por estes lados mas venho ao blog quase todos os.dias.
    muitos parabens e felicidades.
    sao duas "senhoras" cheias de pinta e fotogenicas.!
    fico tao contente por ver familias felizes e poder saber destas novidades e dicas todas.
    A C sempre um amor e a Fe eleganterrima. Precisa e de comer mais bolos daqueles;-)

    Obrigada por partilhar estas coisas boas connosco!

    ResponderEliminar
  12. Não quis desejar na véspera por superstição tola, acabo por desejar atrasada...
    Muitos parabéns! Teve um fim-de-semana fantástico, é realmente em família e amigos que melhor festejamos os dias mais importantes da nossa vida, que booom!
    E com a C tão querida, é ainda mais especial!
    Fico muito contente por si, desejo as maiores felicidades para este ano, beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Fernanda
    Linda como sempre e fiquei surpresa com o seu bolo de aniversário...simples e no entanto fantástico...

    Tudo de bom este ano e nos próximos que vêm por aí...sucesso e saúde.

    Bjinho na princesinha que é linda sim :)

    S

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns atrasados!! Ficou tudo tão lindo... vou experimentar esse bolo para os anos da minha Pipoca parece delicioso :)

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Queria dizer que acho imensa graça ao blog da Carlota e sempre que posso venho espreitá-lo. Mas acho ainda mais graça a si e à genuinidade com que descreve os seus "truques" e vai revelando as suas descobertas aqui e ali. O bolo está muito bonito e podia perfeitamente não ter contado como o fez, ou melhor, podia ter empolado e ter dito que era uma receita de família...e não podia contar... mas não, fez exactamente o contrário e por isso tem a minha admiração! Continue assim.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eu vou experimentar... de aspecto esta delicioso...

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns!
    Acho que vou copiar a receita :)

    Bjs

    www.shopandtellbaby.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Uma vez mais muitos parabéns pelas imagens foi sem duvida um dia feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Parabéns atrasados. Com um bebé tudo tem um sentido diferente, até o dia de aniversário!

    http://shortstoryoflifeandstyle.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todas pelo carinho que passa nos vossos comentários. Adoro recebê-los! Leio TODOS, mas infelizmente não consigo tempo para responder um a um como gostaria... Muitos beijinhos e mais uma vez obrigada por estarem desse lado!! <3

    ResponderEliminar
  21. Olá Fe, pode dizer-me onde comprou essas bases de tarte e que marca são? Não conhecia. Obg e Bjs

    ResponderEliminar
  22. Olá Fernanda! Antes de mais tenho de dizer que A-M-O o seu blog! O bolo tem um aspecto delicioso! Procurei as bases e não encontro! Onde compra e de que marca são? Obrigada e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  23. Cara Fernanda,
    Tenho que deixar o comentário neste post mais antigo, pois é mesmo dele que eu vou falar.
    Experimentei a receita deste bolo e ficou uma delícia. Obrigada pela dica.
    Só gostava de saber como conseguiu barrar as laterais. O meu ficou meio a descoberto.
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar