32 meses. A minha bebé está uma menina. É tão bom, é maravilhoso ver como cresce, com saúde e é feliz, mas é impossível deixar de sentir uma certa nostalgia...
Quando penso, parece que foi ontem... o dia em que o meu coração explodiu de amor, de paixão... de RESPONSABILIDADE, mas também desta alegria e felicidade imensa que passaram a contagiar a minha vida.
Já há algum tempo que não escrevia aqui sobre o crescimento da minha gordinha, as suas conquistas, o que mais e menos gosta. Porque este blog também é um diário onde registo os melhores momentos da nossa vida. Um dia mais tarde sei que vamos percorrer estas fotografias, estas linhas, e sorrir.
A Carlota é a bebé|menina mais sorridente e sociável que conheço, tão querida e meiga que às vezes me comove. É uma independente, por onde passa faz conversa com crianças e crescidos, amigos, como ela diz, distribui beijinhos e abraços, é uma conquistadora nata. A alegria em pessoa. Já tem um sentido de humor apurado e consegue ser tão cómica. É boa pessoa, maternal, é positiva e perceber isso deixa-me feliz!
Olho para ela e vejo uma menina quase a fazer 3 anos, compreende tudo o que dizemos, e mesmo o que não dizemos, é feminina, super expressiva e esperta. Adoraaaaa animais - já percebemos que um dia vamos ter de ter um.
Mas nesta fase não lhe digam que é uma crescida! Desde que percebeu que vem aí a mana bebé, diz a toda a gente que não é crescida, "é pinina, é bebé". A não ser quando lhe convém mesmo, então aí abre uma excepção e volta a ser crescida...
Mas nesta fase não lhe digam que é uma crescida! Desde que percebeu que vem aí a mana bebé, diz a toda a gente que não é crescida, "é pinina, é bebé". A não ser quando lhe convém mesmo, então aí abre uma excepção e volta a ser crescida...
Diz-me muitas vezes "eu adoro a ti" e depois abraça-me com força. Sempre que passa num jardim não deixa de apanhar uma flor para a mãe. Mas o pai continua a ser aquela sua paixão. Ainda ontem à noite, depois de lhe ler a história da Branca de Neve, perguntei por brincadeira: " A Carlota também vai casar com um príncipe?" Ao que ela responde, muito segura "Não. O pai é o meu pinxipe."
Às vezes do nada, lembra-se e diz " eu adoro a mana Di, o mano Pim, e também o pai, e também a mãe, os avós e a mana Minho" e eu adoro ouvi-la dizer isto. E é ainda melhor quando nos vê os dois juntos, vem ter connosco e abraça-nos, feliz, como quem diz que é assim que deve ser, todos juntos.
Ao mesmo tempo, nesta fase dos terrible two, não é tudo perfeito! Está uma traquina, desafiadora e teimosa. Para ela tudo é uma brincadeira e é um um poço de energia. Chamo-a mil vezes para jantar, para o banho, não se quer pentear, não se quer vestir, nem despir, foge, corre, esconde-se. Chama-me e grita precisamente quando estou ao telefone com os assuntos mais importantes.
Não tenho dúvidas que vai adorar a irmã, fala da mana "Minho" com imenso carinho, dá-me mil beijinhos na barriga e ajuda-me a espalhar o creme para lhe fazer festinhas, mas just in case lá vai marcando a sua posição... É raro chorar, mas agora choraminga cada vez que é contrariada, o que vale é que lhe passa no minuto seguinte. Se pudesse passava o dia inteiro de chucha! Eu não lhe faço sempre a vontade e quando me pede distraio-a com uma brincadeira para se esquecer ou tento explicar-lhe que a chucha é só para dormir. Durante o dia já tinha largado as fraldas, já controla perfeitamente os xixis e cocós, mas de há cerca de 1 mês para cá, "não qué cuéécas, qué falda, os bebés usam falda" e quando lhe explico... "Eu não xou "gandi", xou bebé!"
Domina perfeitamente os talheres e come sozinha, mas já lá vai o tempo em que comia tudo o que tinha no prato, sem pestanejar. Agora distrai-se muito, escolhe e brinca com a comida e se pudesse, só comia o arroz e as batatas!
Domina perfeitamente os talheres e come sozinha, mas já lá vai o tempo em que comia tudo o que tinha no prato, sem pestanejar. Agora distrai-se muito, escolhe e brinca com a comida e se pudesse, só comia o arroz e as batatas!
Sem dúvida que é cansativo... mas mesmo quando se portam mal, os filhos são a maior benção da nossa vida!
O que já sabe:
- Falar e expressar-se lindamente
- As cores. Diz que as preferidas são o verde, rosa e preto.
- Contar até 10
- Identificar o nome quando aparece escrito
- Utilizar a tesoura, com bastante precisão
- Entender algumas palavras em Inglês
- Comer sozinha, mas passou a demorar muito tempo a comer!
- Lavar os dentes
- Pedir e ir sozinha à casa de banho de dia, embora prefira ir acompanhada.
- Calçar-se, embora só quando lhe apeteça e muitas vezes calça os sapatos trocados
- Subir e descer escadas sozinha, é muito cautelosa, embora prefira ir acompanhada ou ao colo.
- Fazer a cambalhota.
- Domina completamente o iPad e os iPhone's.
O que mais gosta:
- Música, tocar instrumentos, cantar e dançar
- Ver o Mickey Mouse e a Dra Brinquedos
- Os póneis (my little poney) e máquinas fotográficas.
- Batatas fritas, chocolate e gelados.
- Livros e que lhe leiam histórias
- Que lhe façam massagens na barriga, para adormecer, que ela chama de "cóxegas"
- Brincar com outras crianças ou com os crescidos
- Correr, andar nos baloiços e de bicicleta
- Pintar a cara
- Animais (adora e não tem medo nenhum, fala muito em ter um cão)
- Bebés
Não gosta de:
- Insectos e formigas
- Esperar