quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mães com pinta - Inês Resende Fonseca

Muitas conhecem o nome Latitid, a marca de fatos de banho portuguesa que está a fazer sucesso! A Inês, 28 anos, é uma das mentoras e responsáveis pela marca. Super simpática, giraça, cheia de pinta e um imenso bom gosto, está grávida de 37 semanas da Mercedes. 
Prestes a conhecer o maior amor do mundo, partilha connosco dicas imperdíveis sobre gravidez, enxoval, decoração; medos, esperanças e desejos de uma mãe de primeira viagem, muito serena.


Nome da filha: Mercedes

Como foi a escolha do nome? 
A escolha foi difícil…! Se fosse rapaz era Salvador (mesmo nome que o meu marido e o meu sogro). Quando soube que estava à espera de uma rapariga, a escolha foi mais complicada.
Sempre adorei o nome Mercedes. Foi o único nome que consegui escrever na minha lista e ao fim de uns dias consegui convencer o meu marido.

Como descobriste que estavas grávida? Alguma história engraçada?
Descobri que estava grávida em Nova Iorque. Foi ótimo porque estávamos os dois longe e no inicio foi um momento só nosso. O mais difícil foi controlar-me para não começar a comprar logo roupas para ela já que estávamos num sitio onde as roupas e marcas de bébés valem imenso a pena e são uma perdição…!

Cesariana ou parto normal?
Sem dúvida parto normal.

Foto: Catarina Ferreira - Ties

Que cuidados tens com o corpo durante a gravidez?
Tento beber muita água, comer muita proteína, fruta e evitar doces. Queria ter feito ginástica (pilates) e massagens, mas como passei a gravidez com muito trabalho e com algum stress não me consegui organizar e cuidar um bocado mais de mim. Hoje em dia arrependo-me muito de o não ter feito!

Algum bom produto de beleza que uses e recomendas a outras grávidas?
Uso a linha da Caudalie «anti-taches» que a minha cunhada me deu no Natal e tenho adorado! Para as estrias uso o creme da Velastisa da ISDIN. Para hidratar a pele, uso o Baume Corps Super Hydratant da Clarins que é o creme que melhor se dá com a minha pele!

Mudaste alguma coisa na tua alimentação? Desejos de doces ou comidas diferentes, tiveste?
Como não sou imune à toxoplasmose tive que deixar de comer coisas que adoro como bifes muito muito mal passados, carpaccios e saladas em restaurantes (que são a minha perdição).
Enjoei peixe , que dantes adorava e comecei a gostar de coisas que dantes não adorava: uma boa feijoada, bacalhau, rojões, enfim.. comida MESMO Portuguesa.

Como tem sido para ti o percurso da gravidez? O que mais e menos gostaste até agora?
Sempre achei que não ia gostar de estar grávida (ouvia muitas histórias que se calhar não devia ter ligado). Fazendo o balanço destes quase 9 meses, sinto que tive muito mais dias bons que maus. Quase não enjoei, não inchei muito e consegui fazer a minha vida normal até ao fim. Faltei a algumas despedidas de solteira, deixei de fazer algumas viagens de trabalho que tinha planeado e tive muita vezes de ir para casa mais cedo a seguir a um jantar ou a uma festa.
O que mais gosto é de sentir a minha filha a mexer na minha barriga. É mágico, é uma sensação única. Adoro ver o olhar querido da família e dos amigos (e mesmo as pessoas desconhecidas) quando olham para a minha barriga!
O que eu menos gosto é das insónias que estou a ter desde os 6 meses….tem sido desesperante!

Como descreves o teu estilo pessoal? Com a gravidez mudaste alguma coisa?
Tento manter o meu estilo pessoal durante a gravidez, mas às vezes não é fácil. Com a gravidez, tive que deixar os vestidos cortados na cintura, deixei de aguentar os sapatos altos e não consegui usar peças justas ou tops decotados…Mas até é bom variar por alguns meses…!


Foto: Catarina Ferreira - Ties

Alguma peça em particular que uses uma e outra vez em que te sintas sempre com pinta e confortável? Alguma dica para vestir com pinta durante a gravidez que queiras partilhar? Adoro usar calções, vestidos curtos, coletes compridos (que tapam as partes mais complicadas) e ultimamente tenho usado e abusados dos acessórios! Com o calor tenho usado os vestidos compridos da Latitid porque são muito leves e frescos para os dias mais quentes.

Optaste alguma vez por roupa de maternidade? Quais as tuas marcas de roupa preferidas, para ti e  para bebé e criança?
Usei os skinny jeans da H&M de grávida e comprei imensa roupa lá “normal” – tops, calções e vestidos. Encontrei imensas coisas largas e giras na Úterque, na COS e na Zara, que também vão dar para depois da Mercedes nascer.

Consegues resumir um dia da tua rotina, e como pensas organizar o teu tempo depois, entre o teu projecto profissional, tempo para ti, maternidade, casa, etc?
Como abrimos a nossa primeira loja em Abril (já estava eu de 7 meses) passava muito tempo na loja e andava numa correria a tentar responder a e-mails, trabalhar a marca, a vender ao mesmo tempo e a tratar de coisas para a Mercedes.
Ao fim do primeiro mês, comecei a ficar muito muito cansada…!
Hoje em dia opto por ficar em casa a trabalhar de manhã, passo à tarde na loja e volto a trabalhar no final do dia em casa. Sem pressas. Tive que me mentalizar que o que “não consigo fazer hoje, vai ter que ficar para amanhã!”. Quando a Mercedes nascer vou tentar lembrar-me sempre desta ultima frase e ter sempre presente que não vou conseguir ser a Super Mulher. Com negócio próprio conseguimos gerir os nossos horários (o que é maravilhoso), mas também temos sempre a tendência a exigir muito mais de nós.

Medos e receios de te tornares mãe e do que estás mais desejosa?
Estou super calma (não sei bem como) e ando a contar os dias para a ter nos meus braços. Acho que tenho os medos e receios de qualquer mãe: não saber reagir quando se engasgar, quando ficar doente ou quando chorar vezes sem conta! Como vou ter a minha mãe, sogra, cunhada e irmã muito perto acho que conselhos e ajudas não me vão faltar!

Foto: Catarina Ferreira - Ties

Já começaste a fazer compras para o enxoval da baby M. Peças must-have e dicas para quem está também a preparar o enxoval? 
Tive a sorte de herdar muitas coisas da minha sobrinha Camila que tinha roupa (desde cueiros, vestidos, bodies, camisas, toucas, sapatinhos…) lindos de morrer! Era quase um crime não aproveitar. Só comprei mesmo aquilo por que me apaixonei e que me disseram que era mesmo importante ter.

Há alguma loja ou marca que aches perfeita para fazer o enxoval dos bebés?
Tenho várias marcas e várias lojas que adoro…Sempre fui doida por roupa de bebé!
Adoro os algodões da marca Kissy-Kissy (é americana mas vende on-line) e da Laranjinha. Gosto desde o mais tradicional como a Maria Bianca ou Maria Adelina mas não resisto aos padrões diferentes da Piupiuchick, aos conjuntos mais arrojados da Bonnet à Pompon e da Sal&Pimenta. Adoro (se adoro…) a Ralph Lauren Baby, Bonpoint e a Marie Chantal.
A Zara tem também coisas lindas de morrer, principalmente a partir de 1 ano e a as lojas Mini By Luna (Lisboa) e a Baby Boom (Porto) têm coisas diferentes que é impossível ficar indiferente.

Para a decoração do quarto de bebé vais optar pelas cores tradicionais rosa e branco ou gostas de arriscar? 
Como vou mudar de casa e a nossa casa nova ainda não está pronta, ainda não comecei a fazer o quarto. A única coisa que tenho é o berço, que vai ter o meu véu de casamento… Estou cheia de ideias e já fiz mil pesquisas, mas só vou mesmo começar a tratar do assunto daqui a umas semanas, quando for para a casa nova.

    O berço tem mais de 60 anos e a única coisa que mudamos foi a fita cor de rosa, foi onde dormiu a minha sogra e todos os tios, incluindo o pai. Um dos cueiros também já foi do meu marido.

Alguma loja de decoração e móveis de criança que adores e recomendes?
Estou a achar muito difícil encontrar lojas de decoração para bebés, giras e diferentes em Portugal. Acho que era uma óptima ideia para um negócio.

Até agora qual o presente mais especial que recebeste para a Mercedes?
Um cabide que a minha mãe me deu a dizer Mercedes (não me canso de olhar para ele), a primeira boneca que o meu marido comprou sózinho para ela e o quarto lindo que a minha sogra preparou em casa dela.

Vais fazer chá-de-bebé?
Não queria fazer chá de bébé… tinha sempre o dilema de fazer ou no Porto (onde nasci e tenho a maioria das minhas amigas) ou em Lisboa ( onde vivo). Este domingo, a minha cunhada, sogra, mãe e uma amiga fizeram-me uma surpresa: organizaram um Baby shower, com tudo e mais alguma coisa! Foram espetaculares.

Quantos filhos gostavas de ter?
3 sem dúvida. Se tiver coragem…4!

Diz-me 3 valores que consideres fundamental passar aos teus filhos:
Honestidade, integridade e que saibam respeitar-se a si próprios e aos os outros.

O que achas que mais vais gostar de fazer com a tua filha?
Aiii tanta coisa… para já só me consigo a imaginar a dar grandes passeios de carrinho nos dias quentes de verão.

Acompanhas o Blog da Carlota?
Mesmo quando não pensava sequer em ter filhos, já acompanhava o Blog da Carlota. Sempre adorei as dicas e sobretudo o bom gosto e o carinho com que escreve os posts.

Obrigada Inês!
Uma hora bem curtinha, muita saúde, sorte e felicidades para a baby Mercedes!

O Blog da Carlota também está no FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

12 comentários:

  1. Amei o cabide com o nome da bebé. Podem dizer onde arranjaram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baby Tales deixou um novo comentário na sua mensagem "Mães com pinta - Inês Resende Fonseca":

      Obrigada! ❤️
      O cabide é da Baby Tales. Poderá conhecer o nosso catálogo em www.facebook.com/BabyTalesPT :)

      Eliminar
  2. Parabéns! Que corra tudo bem. Miss Caco também é do Porto e vive em Lisboa, mas arranjou forma de Baby Caco nascer no norte :-). Felicidades!

    ResponderEliminar
  3. <3 Que boa energia! E o cabide com o nome é realmente o máximo...de onde é?

    ResponderEliminar
  4. Muita pinta mesmo. Mães lindas vocês as duas.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. O cabide é realmente um amor, mas o berço é sem dúvida lindíssimo.

    ResponderEliminar