domingo, 29 de junho de 2014

My sweet Carlota

32 meses. A minha bebé está uma menina. É tão bom, é maravilhoso ver como cresce, com saúde e é feliz, mas é impossível deixar de sentir uma certa nostalgia... 
Quando penso, parece que foi ontem... o dia em que o meu coração explodiu de amor, de paixão... de RESPONSABILIDADE, mas também desta alegria e felicidade imensa que passaram a contagiar a minha vida. 
Já há algum tempo que não escrevia aqui sobre o crescimento da minha gordinha, as suas conquistas, o que mais e menos gosta. Porque este blog também é um diário onde registo os melhores momentos da nossa vida. Um dia mais tarde sei que vamos percorrer estas fotografias, estas linhas, e sorrir.
A Carlota é a bebé|menina mais sorridente e sociável que conheço, tão querida e meiga que às vezes me comove. É uma independente, por onde passa faz conversa com crianças e crescidos, amigos, como ela diz, distribui beijinhos e abraços, é uma conquistadora nata. A alegria em pessoa. Já tem um sentido de humor apurado e consegue ser tão cómica. É boa pessoa, maternal, é positiva e perceber isso deixa-me feliz!
Olho para ela e vejo uma menina quase a fazer 3 anos, compreende tudo o que dizemos, e mesmo o que não dizemos, é feminina, super expressiva e esperta. Adoraaaaa animais - já percebemos que um dia vamos ter de ter um.
Mas nesta fase não lhe digam que é uma crescida! Desde que percebeu que vem aí a mana bebé, diz a toda a gente que não é crescida, "é pinina, é bebé". A não ser quando lhe convém mesmo, então aí abre uma excepção e volta a ser crescida... 
Diz-me muitas vezes "eu adoro a ti" e depois abraça-me com força. Sempre que passa num jardim não deixa de apanhar uma flor para a mãe. Mas o pai continua a ser aquela sua paixão. Ainda ontem à noite, depois de lhe ler a história da Branca de Neve, perguntei por brincadeira: " A Carlota também vai casar com um príncipe?" Ao que ela responde, muito segura "Não. O pai é o meu pinxipe." 
Às vezes do nada, lembra-se e diz " eu adoro a mana Di, o mano Pim, e também o pai, e também a mãe, os avós e a mana Minho" e eu adoro ouvi-la dizer isto. E é ainda melhor quando nos vê os dois juntos, vem ter connosco e abraça-nos, feliz, como quem diz que é assim que deve ser, todos juntos.
Ao mesmo tempo, nesta fase dos terrible two, não é tudo perfeito! Está uma traquina, desafiadora e teimosa. Para ela tudo é uma brincadeira e é um um poço de energia. Chamo-a mil vezes para jantar, para o banho, não se quer pentear, não se quer vestir, nem despir, foge, corre, esconde-se. Chama-me e grita precisamente quando estou ao telefone com os assuntos mais importantes.
Não tenho dúvidas que vai adorar a irmã, fala da mana "Minho" com imenso carinho, dá-me mil beijinhos na barriga e ajuda-me a espalhar o creme para lhe fazer festinhas, mas just in case lá vai marcando a sua posição... É raro chorar, mas agora choraminga cada vez que é contrariada, o que vale é que lhe passa no minuto seguinte. Se pudesse passava o dia inteiro de chucha! Eu não lhe faço sempre a vontade e quando me pede distraio-a com uma brincadeira para se esquecer ou tento explicar-lhe que a chucha é só para dormir. Durante o dia já tinha largado as fraldas, já controla perfeitamente os xixis e cocós, mas de há cerca de 1 mês para cá, "não qué cuéécas, qué falda, os bebés usam falda" e quando lhe explico... "Eu não xou "gandi", xou bebé!"
Domina perfeitamente os talheres e come sozinha, mas já lá vai o tempo em que comia tudo o que tinha no prato, sem pestanejar. Agora distrai-se muito, escolhe e brinca com a comida e se pudesse, só comia o arroz e as batatas!
Sem dúvida que é cansativo... mas mesmo quando se portam mal, os filhos são a maior benção da nossa vida!

O que já sabe:
- Falar e expressar-se lindamente
- As cores. Diz que as preferidas são o verde, rosa e preto.
- Contar até 10
- Identificar o nome quando aparece escrito
- Utilizar a tesoura, com bastante precisão
- Entender algumas palavras em Inglês
- Comer sozinha, mas passou a demorar muito tempo a comer! 
- Lavar os dentes
- Pedir e ir sozinha à casa de banho de dia, embora prefira ir acompanhada.
- Calçar-se, embora só quando lhe apeteça e muitas vezes calça os sapatos trocados
- Subir e descer escadas sozinha, é muito cautelosa, embora prefira ir acompanhada ou ao colo.
- Fazer a cambalhota.
- Domina completamente o iPad e os iPhone's.

O que mais gosta:
- Música, tocar instrumentos, cantar e dançar
- Ver o Mickey Mouse e a Dra Brinquedos
- Os póneis (my little poney) e máquinas fotográficas. 
- Batatas fritas, chocolate e gelados.
- Livros e que lhe leiam histórias
- Que lhe façam massagens na barriga, para adormecer, que ela chama de "cóxegas"
- Brincar com outras crianças ou com os crescidos
- Correr, andar nos baloiços e de bicicleta
- Pintar a cara
- Animais (adora e não tem medo nenhum, fala muito em ter um cão)
- Bebés

Não gosta de:
- Insectos e formigas
- Esperar 
- Partilhar!!
- Experimentar novos alimentos
- Barulhos muito fortes
- Escuro






















Casaco de malha e Vestido - Knot
Menorquinas com brilhantes - Menorcameva

O Blog da Carlota também está no FACEBOOK | INSTAGRAM

14 comentários:

  1. Este vestido é lindo, lindo! E a Carlota está tão fofa! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Carlota está uma boneca, girissima! Parabéns! Já agora aproveito para lhe fazer uma pergunta que não tem a ver com o post de hoje. Mencionou que comprou o Quinny p/ a Carlota e já vi em posts anteriores o quinny buzz, em que loja fez a compra? Adoraria que me esclarecesse Fernanda. Obrigado, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera, já não me lembro do nome da loja.... Se não me engano foi na Bebé confort... no Dolce Vita Tejo.

      Eliminar
  3. Está muito bonita a Carlota.
    Mas desculpe, não está enganada? Se a Carlota nasceu em fins de Outubro tem 32 meses...Tal como a minha filha que nasceu a 22/10...Fez 32 meses a 22/06...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Íris! Tem razão. Eu é que fiz mal as contas :) São 32 meses. Um beijinho

      Eliminar
  4. Está enorme já! O tempo foge mesmo. Está cada vez mais bonita :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto! Retrata muito bem esta fase, apesar da cada criança ser especial, a minha S. de 28 meses , também faz muito do que a Fernanda descreveu. E descobrimos há duas semanas que virá outra menina! Gosto de ir seguindo o seu blog pois a sua partilha é comovente. :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post.. uma família feliz, só pode haver crianças felizes.
    Adorei mesmo,parabéns Fernanda,Carlota,Carminho e Pai.
    Conseguiu emocionar-me, com as suas palavras. Um amor <3

    ResponderEliminar